domingo, 29 de maio de 2011

CUIDADO COM O SOL





A pele é responsável pela cobertura e proteção do organismo, ela é constituída de duas camadas: a epiderme –camada mais externa e mais fina- e a derme –camada mais interna e mais espessa-. A epiderme é formada por três camadas: córnea, espinhosa e germinativa.
A pele faz a proteção contra a perda de água, contra o atrito, contra a radiação ultravioleta (UV), colabora com o sistema de controle e temperatura do corpo e armazena ergosterol, substância que na presença da radiação UV dá origem À vitamina D.
O cuidado com a pele é importante, para se evitar vários problemas, como: queimaduras, ressecamento e alterações da coloração.
A exposição excessiva e inadequada ao sol, além de causar alterações de coloração também pode causar o câncer de pele. O mais comum entre os tipos de câncer é o basocelular, ele é uma ferida mutilante e crescente, podendo destruir o local em que se desenvolveu.
Deve-se então tomar algumas precauções com o excesso de radiação solar – como usar protetor solar diariamente, pois ele contém o FPS( fator de proteção solar) que determina o tempo que uma pessoa pode ficar no sol sem deixar a pele vermelha para não sofrermos com os problemas causados pelo sol. e utilizá-lo não apenas para estética e sim para a saúde do corpo.

Histologia Básica – Luiz C. Junqueira e José Carneiro
http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2005/espaco51jan/0dicas
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/fator.htm


Laís do Nascimento Cintra

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, a figura esta sem legenda, sem informação e com indicativo de uma marca conhecida, deve-se tomar cuidado com as citações. Neste caso pessoal, voces proprios poderiam ter feito uma foto e postado.
No texto voces dizem que o protetor solar contem FPS porem, este é um indice de limite de exposiçao ao sol e nao de um componente integrante da formula do produto, como o seu texto sugere. Atenção a isso, ok?