sábado, 7 de maio de 2011

Ensinando Osmose!

Oi gente!!!
Hoje vou falar de um assunto um pouco complexo de se imaginar acontecendo, a Osmose, ainda mais quando se está ouvindo pela primeira vez, como é o caso de um aluno do ensino fundamental ou médio. Explicar este tipo de difusão simples, não é uma tarefa muito fácil para o professor, assim como outros tópicos que fazem parte da biologia ou das ciências e por isso é preciso a criação de novas formas de ensino que de certa forma facilitarão o aprendizado.
Essa semana estava preparando uma salada e logo apos um tempo há um acúmulo de água... Então pensei que esta seria uma forma simples, prática e econômica para se fazer uma experiência durante as aulas de ciências ou biologia, mesmo sendo ela, uma experiência já antiga. Assim nossos futuros alunos poderão entender que o fênomeno da osmose realmente acontece diante de seus olhos e durante seu dia-a-dia.


Mas então, o que acontece?


Materiais e métodos:
* folha de acelga (ou qualquer outra)
* Recipiente
* Sal de cozinha

A folha foi deixada em um recipiente com sal de cozinha na superfície de um dia para o outro. As figuras mostram as etapas do processo:





Figura 1 - Folha de acelga ausente de substâncias
Fonte: Arquivo pessoal





Figura 2 - Sal de cozinha adicionado na superfície da folha.
Fonte: Arquivo pessoal





Figura 3 - Folha desitratada, murcha. Presença de água no recipiente.
Fonte: Arquivo pessoal



A figura 1 indica a folha sem a adição de substâncias, a figura 2 mostra sal de cozinha na superfície da acelga e a figura 3 retrata a folha um pouco desidratada e uma pequena quantidade de água no recipiente.



Resultado:



A folha fica com o aspecto murcho devido ao sal de cozinha adicionado à sua superfície. O interior das células. O interior das células da acelga tem menor concentração de solutos (meio hipotônico) em relação ao sal colocado sobre a folha. Logo após um tempo há o acúmulo de uma solução aquosa no recipiente, que é a água que as células perderam para o meio, que estava hipertônico em relação à célula, pois a osmose nada mais é que a passagem de solvente do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, ou seja, a célula tenta chegar a um equilíbrio.





Espero que tenham gostado e que possa nos ajudar no futuro, pois a realidade é que nem sempre as escolas vão possuir atrativos para que o aluno se interesse e realmente aprenda. Por isso é importante que se crie, invente e inove cada vez mais!
Até a próxima postagem!

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