quinta-feira, 28 de abril de 2011

Repolho roxo como indicador de pH



Olá galera, o meu grupo fez uma experiência para indicador o nível de pH usando o extrato do repolho roxo como indicador biológico. Lembrando que o indicador é uma substância capaz de mudar de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução. Conforme a cor obtida poderemos informar se a solução ou substância é ácida ou básica. Mas como saber se aquela cor é ácida ou básica? Primeiro é necessário saber qual indicador foi utilizado, tendo assim uma tabela específica. Por exemplo, o repolho roxo possuirá sempre certas cores que irão indicar o pH da solução, já o papel de tornassol poderá ter cores diferentes para um mesmo nível de pH. Ou seja, um indicador sempre terá cores definidas, mas um outro indicador terá cores diferentes.
Essa experiência é simples e qualquer pessoa pode fazer em casa. Corte aproximadamente 500 mililitros de repolho roxo em cubos de cerca de 2cm e coloque num liqüidificador ou processador. Acrescente aproximadamente 250 mililitros de água e deixe bater até que o repolho fique cortado uniformemente em pedaços minúsculos. Passe a mistura por uma peneira fina. Esse será nosso extrato e repolho roxo para explorar ácidos e bases.
As cores e os valores aproximados de pH são:
  • Vermelho - 2
  • Púrpura - 4
  • Violeta - 6
  • Azul - 8
  • Azul/Verde - 10
  • Verde - 12
Qual a finalidade dessa experiência? Saber qual o nível de substâncias ácidas e básicas estamos ingerindo, podendo controlar a nossa alimentação.

Experiência realizada pelos alunos de Ciências Biológicas e Química. Professora colaboradora: Vera Bonfim.


2 comentários:

Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

Pessoal, antes de publicar a postagem é interessante pedir para o professor fazer uma revisão, pois alguns detalhes como o uso inadequado de unidades de medida, falta de informação a respeito das soluções que estavam sendo testadas, ausência de legendas nas fotos e a mão na frente das solições no filme, provavelmente seriam percebidos. Entretanto, gostaríamos de parabenizá-los por estarem escrevendo seus próprios textos.