quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bioplástico a base de fibras de fruta

Olá pessoal! Li uma notícia bem interessante que trata de uma alternativa para o uso do plástico a partir de celulose, um dos principais constituintes da parede celular em combinação com a lignina, a hemicelulose e a pectina. Espero que vocês gostem!



Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram plásticos à base de fibras de abacaxi, banana e outras frutas. Além de serem biodegradáveis e produzidos com uma fonte completamente renovável, eles são 30% mais leves e de três a quatro vezes mais fortes que os comuns.


Por conta de suas propriedades, os bioplásticos poderão trazer grandes benefícios à área médica, com uso em próteses e pinos, e poderão até substituir o Kevlar, material usado em coletes à prova de balas e capacetes militares. Mas, a princípio, deverão ser usados principalmente na indústria automobilística para a produção de painéis e para-choques. Ao optar por esse material, os fabricantes poderão diminuir o peso dos carros proporcionando, assim, uma economia de combustível. Outra vantagem é que esses plásticos ainda têm maior resistência a danos causados pelo calor e por derramamento de líquidos, como a gasolina .


Para fazer o bioplástico, é necessário obter nanocelulose – sintetizada a partir do tratamento intensivo da celulose. Segundo o professor e engenheiro agrônomo Alcides Leão, que lidera projeto, o abacaxi é uma das fontes mais promissoras de nanocelulose, mas a banana, o coco e a agave também podem ser utilizadas. Os cientistas colocam folhas e caules das frutas ou plantas em um equipamento parecido com uma panela de pressão. O conteúdo da panela passa por vários ciclos de “cozimento”, até produzir um material fino, parecido com o talco. Com 450 gramas dessas nanoceluloses é possível produzir 45 quilos de plástico. De acordo com estimativas dos pesquisadores, esse material deve se popularizar em mais ou menos dois anos.


fonte: http://www.oecocidades.com/2011/04/13/brasileiros-criam-bioplastico-a-partir-de-fibras-de-frutas/

2 comentários:

Edson disse...

Interessante...
É algo viável atualmente.

Flávia disse...

Pessoal, mais uma vez ... a idéia das atividades de EDP III é incentivá-los a criarem seus próprios textos!!! É interessante procurar pela fonte original.