quinta-feira, 21 de abril de 2011

Formigas do gênero Atta

As formigas cortadeiras mostram preferência por algumas espécies vegetais, as quais são constantemente desfolhadas, enquanto outras não são atacadas, embora sejam abundantes e localizadas próximas ao ninho. As formigas dos gêneros Atta cortam plantas e transportam pedaços para os formigueiros. O material vegetal é usado para o cultivo do fungo Leucoagaricus gongylophorus,do qual se alimentam. As formigas corta-folhas são agricultoras que cultivam sua comida em jardins subterrâneos. A comida que cultivam é um fungo, uma espécie de mofo. Elas fertilizam seus jardins de fungos com pedaços de folhas. As formigas corta-folhas constroem imensos formigueiros. Seus ninhos podem ter mil câmaras e se estender a profundidades de até seis metros.Lá dentro,até um milhão de formigas podem estar trabalhando.Formigas pequenas e grandes são necessárias para cultivar o fungo. As formigas trabalhadoras maiores saem à noite para recolher folhas, e usam suas mandíbulas longas e dotadas de ganchos para cortá-las. Depois, marcham de volta ao ninho, segurando as folhas por sobre a cabeça. Por esse motivo elas algumas vezes são chamadas de formigas guarda-chuva ou formigas guarda-sol. Dentro do ninho, formigas menores mastigam as folhas e formam uma polpa, ou pasta e colocam essa pasta sobre os fungos. Mais tarde, pequenas formigas colhem o fungo e alimentam a colônia.





"As formigas são insetos incríveis. Inventaram (o conceito de) cultivo agrícola muito antes que os homens". Brian Fisher








Referências bibliográficas





Ciência Rural, Santa Maria, v.36, n.3, p.725-730, mai-jun, 2006 ISSN 0103-8478 (Regina da Silva Borba1 * Alci Enimar Loeck1 Juliana de Magalhães Bandeira2 Caroline Leivas Moraes2 Elias Daniel Centenaro1)





















Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, a idéia das atividades de EDP III é incentivá-los a criarem seus próprios textos!!!