segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mestres da Camuflagem!

Oi pessoal! Passando bem rapidinho pra deixar uma imagem super interessante pra vocês:








Um louva-a-deus que se parece com uma orquídea!


Essa imagem foi tirada por um professor de fotografia biológica da Universidade de Nottingham no Reino Unido. Alex Hyde se especializou em registrar animais e insetos que usam a camuflagem com meio de sobrevivência. Esse mecanismo, aumenta as chances de sobrevivência dos animais, consequentemente, os mais adaptados se reproduzem, ocorrendo então um exemplo de um processo evolutivo.
A camuflagem pode auxiliar o animal de diversas formas, como por exemplo, se esconder de um predador ou se esconder da presa. No caso da figura, a camuflagem é uma estratégia utilizada pelo louva-a-deus, para encontrar alimento, por se tratar de uma flor, um inseto pousa e ele ataca, mas também para se esconder do predador.




Só pra lembrar...




Essa flor onde o louva-a-deus está se camuflando é uma orquídea. Algumas orquídeas, por exemplo a Cattleya, são caracterizadas por apresentarem em sua raíz, o Velame, que é uma epiderme múltipla. Como essa figura :






Seção transversal da raiz de Cattleya sp., evidenciando-se o velame (V). Fonte: Anatomia Vegetal, Appezzato-da-Glória.





A epiderme é o tecido mais externo dos órgaos vegetais em estrutura primária. Tem origem no meristema apical, mais precisamente na protoderme, que por divisões celulares anticlinais (perpendicular a superfície do órgão) e alongamento celular no sentido tangencial, forma geralmente um tecido com uma única camada de células (epideme simples). Quando ocorrem divisões periclinais na protoderme, isto é, divisões paralelas a superfície do órgão, forma-se a epiderme múltipla, como é o caso da orquídea.
Mas a epiderme múltipla, pode ser confundida com a Hipoderme, que é um tecido proveniente do Meristema fundamental, sendo assim a única forma de diferenciação é baseada na ontogênese destes tecidos.
Resumindo, a epiderme múltipla origina-se da protoderme, enquanto a hipoderme é oriunda do meristema fundamental.



Caso alguém se interesse, clique no link abaixo e veja mais fotos de camuflagem no site da folha de São Paulo!



http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1970-mestres-da-camuflagem#foto-37731





Bibliografia Consultada:

APEZZATO-DA-GLÓRIA, B. e CARMELLO-GUERREIRO, S.M. Anatomia Vegetal. 2 ed. Viçosa: Editora UFV,2006.

FUTUYMA, Douglas J. Biologia Evolutiva. - 3.ed.- Ribeirão Preto: FUNPEC,2009.



Até a próxima postagem!!

Um comentário:

Flávia disse...

Grupo, a relação da camuflagem com epiderme múltipla não foi muito feliz. Qual a relação que vocês acham que existe entre elas?