sexta-feira, 29 de abril de 2011

Enzima Catalase em ação

A catalase é uma enzima produzida pelos animais, vegetais e bactérias. Também pode ser chamada de hidroperoxidase, e está diretamente relacionada ao processo de decomposição do peróxido de hidrogênio (H2 O2). Durante a atividade metabólica da célula, ela produz diversas substâncias, dentre elas o peróxido de hidrogênio que é altamente tóxico para o organismo. E é nesta hora que a enzima catalase entra em ação, degradando-o em água e gás oxigênio. O que acontece após a degradação é; para cada duas moléculas de água oxigenada que foram expostas a enzima catalase, ocorre assim a quebra delas, formando duas moléculas de água e uma de gás oxigênio, que são inofensivas ao organismo.


Representação da oxidação


2 H2 O2 + Enzima Catalase = 2 H2O + O2


No retículo endoplásmático ocorre a produção dessa enzima, o seu mau funcionamento ou falta está ligada a doenças como Vitiligo. Ocorrendo assim o acúmulo de radicais livres tóxicos na pele do ser humano, danificando os melanócitos que são os responsáveis pela produção de melanina, e quando uma vez danificados não sintetizam mais melanina provocando o Vitiligo.


Bibliografia


STRYER, Lubert.Bioquímica.6ª ed. 2008.






Fonte da Imagem: pt.wikipedia.org











3 comentários:

Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

Pessoal, antes de publicar a postagem é interessante conferir a maneira correta de representar a fórmula do peróxido de hidrogênio(índice de atomicidade) e da reação enzimática. Além disso, uma leitura mais atenciosa ao final, favorece o encontro de frases mal formuladas, o que ocorre no texto em questão.Entretanto, gostaríamos de parabenizá-los por estarem escrevendo seus próprios textos.