quarta-feira, 27 de abril de 2011

O QUE É UM EXAME DE HEMOGRAMA?

O Hemograma avalia a quantidade e morfologia das células sanguíneas, possuindo importante papel no diagnóstico não só de doenças hematológicas, mas no controle evolutivo de emergências médicas, clínicas e cirúrgicas, traumatológicas, doenças crônicas e infecciosas e avaliações de rotina em pacientes de todas as idades. È um teste que avalia vários parâmetros do tecido sanguíneo, possuindo valores de referência de acordo com a idade e o sexo do paciente.

Foto 1 – Imagem obtida no Serviço de Patologia Clínica da UFTM, aumento de 500x, de uma
lâmina com esfregaço sanguíneo corado com Leishman, para a realização
da etapa microscópica do exame de hemograma. É possível ver um linfócito à direita do foco, e um
neutrófilo maduro, à esquerda. Também há 10 plaquetas espalhadas no foco, e estas células com
coloração acinzentada, espalhadas por quase todo o campo focado, são hemácias, normocíticas e
normocrômicas, ou seja, sem alteração na forma e intensidade de cor.


O tecido sanguíneo é um tecido conjuntivo constituído de plasma e elementos figurados. O plasma, é a parte líquida, isotônico em relação às células sanguíneas. Com cerca de 90% de água, transporta, além dos elementos figurados, açucares, gorduras, aminoácidos, sais minerais, resíduos metabólicos, hormônios, proteínas e outras inúmeras substâncias necessárias às ações biológicas do organismo. Os elementos figurados são as células sanguíneas. As hemácias, os leucócitos e as plaquetas. Cada microlitro de sangue contém, em condições patológicas normais em humanos, 4,5 a 5,5 milhões de hemácias, também chamadas eritrócitos ou glóbulos vermelhos, 5 a 10 mil leucócitos ou glóbulos brancos, e de 150 a 400 mil plaquetas. Resumidamente, os glóbulos brancos desempenham funções imunológicas, as hemácias são funcionais nas trocas gasosas e as plaquetas fazem parte do complexo de coagulação.



Foto 2 – Esta imagem, com aumento de 1000x. obtida no Serviço de Patologia Clínica da UFTM, é de lâmina de esfregaço sanguíneo de paciente com anemia falciforme. É uma doença hereditária, onde ocorre a má formação das hemácias em grande número ou de forma branda, adquirindo formato de foice, ocasionado por deficiência na hemoglobina. A imagem abaixo (foto 3), é da mesmo paciente, onde se pode visualizar uma hemácia nucleada, o que demonstra estar a doença em fase aguda, devido à presença de hemácias imaturas em sangue periférico.



Referências:

FAILACE, Renato. Hemograma. Manual de Interpretação. 4.ed.São Paulo:Artmed.2003.
BAIN, Bárbara J..Células Sanguíneas. Um Guia Prático.4.ed.São Paulo:Artmed.2007.

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, o texto está claro,entretanto achamos que faltaram os comentários pessoais e as legendas das imagens que poderiam ter fonte maior e setas indicando as estruturas que gostariam de evidenciar.