quarta-feira, 27 de abril de 2011

AFASTANDO OS VÍRUS


    A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2011 começou no dia 25 de abril e vai até dia 13 de maio, e como no ano passado a campanha acontecerá nos postos de saúde e em outros locais que os munícipios determinarem. A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, e em geral provoca sintomas como febre, calafrios, suor excessivo, toce seca, dores musculares e articulares, fadiga, mal-estar, dor de cabeça, irritação na garganta, e nariz obstruído. Além da gripe, os vírus são responsáveis por várias outras doenças humanas, e até mesmo por alguns tipos de câncer.
    Os vírus podem apresentar uma ampla variedade de formas, tamanhos e estruturas diferentes, contudo todos são parasitas intracelulares obrigatórios. Fora de uma célula viva, eles existem como uma partícula , ou        vírion, que é pouco mais do que um pacote macromolecular, contendo uma pequena quantidade de material genético, que dependendo do vírus, pode ser uma única fita ou uma dupla-fita de RNA ou DNA. Alguns vírus possuem três ou quatro genes diferentes, e outros já possuem centenas. Os que possuem menos genes, precisam ainda mais de enzimas e de outras proteínas codificadas pelos genes de suas células hospedeiras.
Cada vírus tem em sua superfície uma proteína que é capaz de se ligar a um componente específico da superfície da célula hospedeira. Essa interação determina o tipo de célula que o vírus pode penetrar e infectar. Alguns vírus tem uma ampla gama de hospedeiras, podendo infectar células de diversos órgãos e de diferentes espécies.
Então, após todas essas informações, é muito importante todos ficarem ligados quanto ao prazo de vacinação e aos critérios para que se possa vacinar. Pois a vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1), que provoca uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa, que afetou todo o mundo rapidamente em 2009 porque as pessoas não tinham imunidade contra ele.



fonte imagem: http http://www.cuidardeidosos.com.br
referências:  KARP, Gerald. Biologia Celular e molecular: conceito e experimentos. 3 ed. Barueri,SP: Manole, 2005. 783 p.

. NEUMANN, C. R.; AZAMBUJA, M. I. R.; OLIVEIRA, F. A.; FALK, J. W.; Pandemia da Influenza A (H1N1): o que aprender com ela?. Rev HCPA ,Porto Alegre, 2009.

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, antes de publicar a postagem é interessante pedir para o professor fazer uma revisão, pois alguns detalhes como a ortografia, a fonte e conceitos das frases abaixo, provavelmente seriam melhor trabalhados:
... toce seca...
...pode ser uma única fita ou uma dupla-fita de RNA ou DNA...
...Alguns vírus tem uma ampla gama de hospedeiras...