sexta-feira, 8 de abril de 2011

Noções de fotografia!

Olá pessoal!



Estou postando aqui algumas fotos tiradas durante a nossa primeira aula de EDPIII sobre noções de fotografia. Noções essas que nos ajudarão durante todo o curso. As câmeras são nossas aliadas e a tecnologia vai estar presente de agora pra frente. Registrando as aulas, poderemos ter um arquivo próprio do que foi feito em práticas e até mesmo em teóricas, pois uma complementa a outra.



Nos cortes da raiz de cebola, vocês observarão fases da divisão celular, nesse caso a Mitose, em diferentes aumentos!





Figura 1 -Telófase. Fonte: Arquivo pessoal






Figura 2- Anáfase e Telófase. Fonte: Arquivo Pessoal





Figura 3- Anáfase. Fonte: Arquivo pessoal



Na figura 1, a objetiva usada foi a de 3,2x (aumento de 32X) de um corte de raiz de cebola. Na figura 2 a seta indica uma célula em anáfase da mitose, que se caracteriza pela separacão das cromátides irmãs. A célula vizinha a esta, do lado direito, acabou de sofrer citocinese (formação final de duas células-filhas ao final da telófase da mitose). A objetiva dessa imagem é a de 40x (aumento de 400x). Na terceira figura, a seta indica uma Anáfase, também com objetiva 40x.
A célula é a unidade básica da vida e a capacidade de crescer e se reproduzir é um atributo fundamental. Nos organismos Unicelulares, elas crescem até certo tamanho pela assimiliação de material do ambiente e pelo uso desses materiais em novas moléculas funcionais e estruturais. Ao atingirem um dado tamanho, dividem-se. Em muitos animais e plantas pluricelulares, a divisão celular é o meio pelo qual o organismo cresce e também o meio pelo qual tecidos lesados ou gastos são substituídos ou reparados.
Segundo Eduardo De Robertis, a capacidade de se reproduzir é uma propriedade fundamental da célula. Podemos ter uma idéia da magnitude da reprodução celular se considerarmos que o indivíduo adulto é formado por bilhões de células, todas derivadas de apenas uma, o zigoto.



Bibliografia consultada:


DE ROBERTIS, Eduardo M.F.; HIB, José. De Robertis bases da biologia celular e molecular. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.



JUNQUEIRA, Luis Carlos; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.




Tá aí pessoal!!! Espero que tenham gostado, em breve postarei mais algumas fotos tiradas durante as aulas!!! Até mais!


2 comentários:

Mari disse...

Excelente, Jaque, adorei!

Flávia disse...

Grupo, o título não condiz com o texto. Com relação aos aumentos, as figuras 2 e 3 podem até ter sido tiradas com a mesma objetiva, mas elas estão em aumentos diferentes. Vocês usaram o zoom da máquina fotográfica? Em caso positivo, o aumento é diferente. Ter nocão dissso é muito importante para quem trabalha com escalas.