terça-feira, 20 de setembro de 2011

Solução Tampão... Afinal o que é isso???

 

Na aula prática de bioquímica do dia 18/08 aplicamos a teoria estudada anteriormente e aprendemos que, a solução tampão atua minimizando a variação dos valores de pH de um meio quando a este é adicionado íons H+ ou OH-. Mas o que é pH? pH (potencial hidrogeniônico) é um termo que indica a intensidade básica ou ácida de um meio aquoso.
A escala de pH varia de 1 até 14, uma vez que qualquer [H+] está compreendida na faixa de 100 a 10-14. Abaixo de 7 encontra-se o ácido (substância capaz de doar prótons), 7 é neutro e acima de 7 básico ( substância capaz de receber prótons). A eficiência de um tampão é medida por exemplo pelo valor da concentração de um ácido fraco e de sua base conjugada sendo esta concentração suficiente para compensar a adição de álcali ou de ácido, assim um tampão com valor de 0,1M mantém esta concentração em qualquer valor de pH, pois a medida que a concentração de uma ácido aumenta a da base diminui e vice versa. Para determinar o pH de uma solução utilizamos o método colorimétrico (indicadores) ou eletrométrico (pHmetro).

A imagem acima mostra soluções em diferentes concentrações de PH.

Assim, a solução tampão atua de forma a estabilizar o pH fazendo com que este fique adequado para o acontecimento das reações química ou para a manutenção da estrutura de proteínas, por exemplo.
Mas como a solução tampão vai atuar no nosso organismo? Ela atua através dos chamados tampões biológicos que são encontrados nos seres vivos, no caso dos seres humanos o pH plasmático é próximo de 7,4 e deve assim ser mantido. Para isso temos como principais tampões biológicos o fosfato, as proteínas e o bicarbonato.
Então, aquilo visto em aula pode ser exemplificado no dia a dia, é só prestar atenção!




Referência Bibliográfica:



BAYARDO, Anita Marzzoco Baptista Torres. Bioquímica Básica. 3° São Paulo: Guanabara, 2007. 388 p




Grupo: Jaqueline Afonso, Márcia Lopes, Michelli Silva, Stefania Barbosa e Rogério Oliveira.

Um comentário:

Flávia disse...

Ok pessoal, o texto está muito bom. Só uma correção, na legenda da figura está PH e o certo é pH, ok!