terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sim, as aulas se aplicam.

     Na aula prática de bioquímica do dia 13/09 foi mostrado aos alunos do curso de ciências biológicas alguns procedimentos realizados pelos profissionais da área em laboratórios como os da área de saúde por exemplo, onde futuramente muitos tendem a estar presentes em algum momento, portanto evidenciou-se alguns procedimentos padrões para a coleta e manuseio de material biológico.
    
     Os alunos conheceram o mecanismo de funcionamento de um espectrofotômetro e suas aplicações podendo estar mais perto da realidade laboratorial de um biólogo. Nessa aula os objetivos foram: Conhecer um espectrofotômetro, modos de se proceder para o manuseio e segurança na utilização de materiais químicos e biológicos em um laboratório, coleta de sangue por exemplo e também preparar e dosar uma solução para análise clinica. Os alunos com a devida segurança e cientes dos procedimentos realizaram a coleta do material sanguíneo com o auxílio da professora Vera Lúcia dando início ao processo.
    
     A importância de uma aula como essa para a formação de um biólogo realmente preparado para lidar com os entraves do dia-a-dia é muito grande devido à amplitude de atuação de um profissional desta área. O mais interessante porém foi que a partir dessa aula nossa compreensão mesmo sobre um exame de laboratório que por ventura tivéssemos que fazer, se expandiu e como o medico que antes apenas nos dizia o que estava ocorrendo em nosso organismo a partir da compreensão deste, podemos agora de modo singelo expressar uma segunda opinião.

Referências Bibliográficas
INSTITUTO DE BIOLOGIA – ROTEIRO DE AULAS PRÁTICAS. fundamentos de fotometria e espectrofotometria de absorção. [online] Disponível em < http://www.uff.br/gcm/GCM/graduacao_arquivos/Apostila.pdf >. Acesso em: 16 Set. 2011

LEMAN, Cathy. Entendendo o índice glicêmico. [online] Disponível em < http://saude.hsw.uol.com.br/como-escolher-carboidratos1.htm>. Acesso em: 16 Set. 2011



Grupo: Angelo Alves, Jean de Almeida, Julian Cristian, Leandro Rodrigues e Marcos Gomides

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, foi bom ver que vocês elaboraram o próprio texto, porém ele ficou um pouco confuso em algumas partes. Seria interessante ressaltar que o técnico de laboratório, Weder - um biomédico, foi quem coletou a amostra de sangue, já que o mesmo é habilitado para este fim.