terça-feira, 20 de setembro de 2011

Biossegurança


No começo do curso de bioquímica tivemos uma aula de introdução ao laboratório, onde pudemos ter noções de biossegurança.

Biossegurança é o conjunto de ações que tem por objetivo prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos existentes em atividades que podem comprometer a saúde dos seres vivos.

Essas ações foram colocadas em prática devido ao: grande número de acidentes químicos, incêndios, acidentes biológicos naturais em laboratório, bioterrorismo e armas biológicas.

Dentro da biossegurança existem varias técnicas, dentre as mais usadas, estão: equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs).

EPIs são usados para proteção pessoal contra agentes infecciosos, tóxicos ou corrosivos, calores excessivos, entre outros. Servem também para evitar a contaminação do material em experimento ou em produção. São exemplos: luvas; jaleco; óculos; máscara; touca; avental impermeável; sapatos fechados; e dispositivos de pipetagem.

EPCs protegem a equipe laboratorial, o meio ambiente e a amostra de trabalho. São exemplos: Cabines de segurança; fluxo laminar de ar; chuveiro de emergência; lava-olhos; dispensador de segurança; e absorventes químicos.

Fica claro que é indispensável à utilização desses equipamentos. Não é só questão de bom senso são normas e leis que tem que ser obedecidas. O não uso dessas ações pode prejudicar a saúde do laboratorista além de acarretar em processo civil e criminal ou até em demissões.

Referências Bibliográficas:

Manual de biossegurança . Disponível em:

http://www.cro-rj.org.br/biosseguranca/Manual%20Biosseguranca%20praticas%20corretas.pdf . Acesso em 15.Set.2011

STEPHAN ,Marco A. Biossegurança . Disponível em: http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/Exclusivo/Inserir/Anexos/LinkAnexos/Aula%20do%20Marco%20Antonio%20sobre%20biosseguran%C3%A7a%202007.pdf . Acesso em 15.Set.2011

Grupo: Bruna P. R. da Costa; Larissa de Freitas; Nayra Rodrigues; Priscila Ferreira.

Nenhum comentário: