terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Importância do manuseio correto do microscópio


Há algumas semanas, tivemos uma aula prática de fotografia microscópica, esta aula ampliou nossa ideia sobre qual a importância da microscopia para as diversas áreas da ciência. Refletimos: Como estaria hoje a biologia sem esse instrumento tão importante? Certamente os avanços científicos seriam quase que imperceptíveis.
A aula foi ministrada pela professora Flávia Lima, que nos deu o suporte necessário para entendermos os mecanismos e manuseio do microscópio óptico. Nessa aula o microscópio era composto por quatro pares de lentes oculares, afastados o suficiente uns dos outros, para que fosse possível a visualização da mesma imagem por todos os alunos ali presentes. Assim, a professora nos mostrou cada ''orgão'' do microscópio e suas respectivas funções, nos ensinou a identificar quando a imagem da lente ocular está desfocada e como focá la corretamente.
Após essa aula, fomos para o laborátorio ao lado, sob o comando da professora Vera, que nos mostrou as técnicas de como focar a câmera fotográfica no microscópio para termos uma imagem de qualidade. Logo mais, tirarmos nossas próprias fotos para assim aplicarmos nossos recentes aprendizados. Selecionamos as melhores imagens do grupo de EDP III, para postarmos no blog. Essa aula nos forneceu informações, em consequência, passamos a ter maior consciência com relação a importância do manuseio correto do microscópio para que sua durabilidade seja mais longa.
Corte da Tradescantia em que é possivel visualizar os estômatos, aumento de 100 x 10.






Grupo: Jaqueline Afonso, Márcia Lopes, Michelli Silva, Rogério Oliveira.






Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, a legenda está equivocada no que diz respeito ao aumento da imagem. Dei explicações com relação ao melhor ajuste do microscópio (altura e centralização do condensador), orientação do material para fotografia, etc. Gostamos de ver o texto escrito por vocês mesmas! Um comentário seria o termo "órgão" para se referir às partes do microscópio.