quinta-feira, 4 de outubro de 2018

EDP III - Ciência Itinerante 2018.2 - Monóxido de carbono, "Assassino silencioso"; Vitamina A: um upgrade da visão.


      Ciência Itinerante 2018.2

     Ola. Somos Eurípedes Barsanulfo dos Reis e Diego dos Reis; alunos de Licenciatura em Biologia na Universidade Federal  do Triangulo Mineiro (UFTM).  Neste período cursando a disciplina Estudos e Desenvolvimento de Projetos III (EDPIII);  na responsabilidade dos coordenadores  Fagner Souza, Flávia Lima e Vera Tiburzio.

     Os objetivos desta didática concluída e exposta foi escolher um tema para o projeto "Ciência Itinerante", fazer uma síntese da sua complexidade, torna-o de simples compreensão e informativo para a comunidade em geral, mantendo coesão e coerência na escrita.  Durante o processo de elaboração, os coordenadores faziam orientações e críticas construtivas, que foram muito importantes para o seu desenvolvimento e conclusão.
     
     Foram pensados vários temas, pois a biologia é rica e variada em assuntos, importantes, com variabilidade e aplicabilidade, inclusive de caráter interdisciplinar.

         A motivação da escolha do tema destacado no texto “Assassino silencioso”, foi poder orientar a comunidade sobre os recorrentes malefícios, muitos irreversíveis, promovidos pelo Monóxido de carbono (CO), efeitos colaterais desconhecidos por grande parcela da população; e também noticias de mortes promovidas por esse gás.


 Das três disciplinas do EDPIII, a bioquímica é mais a interessante! Desculpe o juízo de valor.


     Precisamos escolher uma temática nesta disciplina, e então a mente percorreu sobre os seus vastos campos de atuação. A bioquímica estuda nutrientes como carboidrato, lipídios e proteínas, mas esses assuntos estão batidos no EDPIII. Então: se não macronutrientes, por que não micronutrientes? É óbvio que não dá para esgotar todos esses assuntos, pois além dos vários tipos de vitaminas, teria uma infinidades de minerais de desempenham funções particulares e igualmente importantes. Dessa miríade de opções, a escolha de falar sobre a vitamina A foi mais ou menos arbitrário. Trabalhar o tema não foi difícil, já que havia muito material na internet, especialmente um seminário de pós doutorado muito completo sobre as vitaminas. O desafio foi transformar toda aquela informação em um texto conciso e objetivo. Além disso, a gramática, a ortografia, a coesão e a coerência frequentemente é um obstáculo para a escrita de um texto. Mas com as devidas correções dos orientadores da disciplina, projeto foi finalizado. Também foi pensando em que imagem usar para representar a vitamina A. Uma cenoura? É muito clichê. Então, uma ideia mais interessante foi observar os próprios cristais de betacaroteno nas células da cenoura através do microscópio óptico,  afinal, os cristais se mostraram uma imagem muito mais espalhafatosa para chamar a atenção do público alvo.


Segue em anexo as etapas do desenvolvimento dos textos:


     
                                               


    




Atenciosamente;

Diego dos Reis
Eurípedes Barsanulfo dos Reis


Referência:

Salles, J.C. Exposição ao monóxido de carbono: as alterações cardiovasculares no organismo humano. Monografia de Conclusão do Curso de Medicina, Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2013. 22p.


2 comentários:

Flávia Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia Lima disse...

Rapazes, o texto sobre a escolha dos temas foi claro, mas poderiam ter explicado de forma mais evidente, no início, o que é o Ciência Itinerante. Além disso, o texto pareceu uma montagem de diferentes partes elaboradas por diferentes pessoas. Isso pode ser evitado com uma leitura cuidadosa antes da postagem. Seria interessante colocar o texto da figura logo abaixo delas, a fim de que os leitores consigam acompanhar a cronologia das correções e, se possível as correções solicitadas. No entanto, foi interessante a forma como vocês associaram a bioquímica com a parte prática da microscopia.