quinta-feira, 18 de outubro de 2018

2018.2 - Modelo Didático: "Ciclo de vida das Angiospermas"


Queridos leitores, se aconcheguem novamente e embarquem conosco nessa segunda postagem, pois iremos relatar mais uma etapa da nossa jornada na disciplina de Estudos e Desenvolvimento de projetos III.
A segunda proposta de atividade que nos foi solicitada consiste no desenvolvimento de um material didático. Inicialmente, enfrentamos grandes dificuldades para a escolha da área que iriamos confeccioná-lo e também o conteúdo que abordaríamos. Porém, o grupo chegou em um consenso e optamos por elaborar um material que abordasse o "Ciclo de vida das Angiospermas", da mesma maneira que nos foi introduzido nas aulas de Anatomia Vegetal.
Em seguida, encaramos um desafio para decidirmos um material adequado para iniciarmos a nossa atividade. Optamos por utilizar EVA, feltro e velcro para a produção. O grupo se reuniu (Fig.1) e nosso primeiro passo foi desenhar moldes das etapas do ciclo em papel sulfite. Com os moldes já prontos, transcrevemos os desenhos dessas etapas para o EVA (Fig.2).

                        Fig. 1 - Grupo reunido para a confecção do material didático.

                                  Fig. 2 Transcrição dos moldes para o EVA. 

Posteriormente, colamos atrás do EVA um velcro (Fig.3), permitindo que essas etapas funcionassem como “peças”, que seriam grudadas ou desgrudadas do feltro. Utilizamos o feltro como tecido para constituir a base do nosso material didático, ou seja, o plano de fundo onde todo o ciclo seria montado.

                                               Fig. 3 - Peça com o velcro aderido.

Sem dúvidas, uma grande adversidade foi retratar as etapas do ciclo já pensando em como iriamos fazer a nossa próxima atividade da disciplina, o Stop Motion. Não bastava somente retratarmos no material didático as principais etapas, foi necessário colocarmos outras etapas, que demonstrassem com mais detalhes sobre o que realmente acontece. Mesmo assim, não foi acrescentado no modelo didático final todas as etapas necessárias para a produção do Stop Motion, pois acreditamos que o acúmulo de informações acabaria confundindo nosso público alvo quando o modelo fosse utilizado.
Ao desenvolver o "Ciclo de vida das Angiospermas", tentamos ao máximo nos aproximar de todas as fases do seu desenvolvimento, retratando desde as divisões que ocorrem nos Gametófitos masculinos e femininos das plantas, a polinização, a dupla fecundação, o desenvolvimento do embrião, até o crescimento de uma planta adulta de Angiosperma.
Depois de muitas mudanças e após refazermos várias vezes as etapas, chegamos a nossa versão final do modelo didático (Fig.4). 

           Fig. 4 Material didático finalizado demonstrando o Ciclo de vida das Angiospermas.

Esperamos, caros leitores, que vocês apreciem e se inspirem com o nosso material didático. E por favor, não percam o que ainda está por vir. Fiquem de olho, e aguardem a nossa próxima postagem!

Autores: Dayana Diniz, Isabela Tosi, Lilian Leite, Lucas Ortolan e Victor Paes. 

Nenhum comentário: