quinta-feira, 18 de outubro de 2018

2018.2 - Modelo didático - Melanócitos: produção de melanina.

           Olá caros leitores, estão prontos para mais uma viagem? Como de costume apertem o cinto e aproveitem a leitura. Nesta segunda etapa levo vocês para confecção e realização do nosso modelo didático, mas antes apresentaremos a escolha do tema.  Logo na escolha tivemos algumas complicações. Nossa primeiro tema foi embriogênese, que é o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve, porém com tantos trabalhos já feitos, pesquisando no blog nos deparamos com alguns similares a nossa ideia. 
        Como nossa proposta era mostrar algo diferente decidimos buscar novas ideias. Partimos na decisão de um novo tema. Decidimos fazer algo relacionado ao nosso Ciência Itinerante, dos dois temas apresentados (só dar uma olhadinha na nossa primeira postagem em 2018.2 Ciência Itinerante) optamos pelo tema “Futebol vs. Altitude”, com enfoque na policitemia. A policetemia é caracterizada pelo número excessivo de células vermelhas no sangue, as hemácias. Na elaboração de como seria esse modelo didático ficamos aflitos de não conseguir entregar o que queríamos, por fatores de montagem. Voltamos na etapa de decisão do tema novamente, contudo já que tivemos referência a um dos nossos cartazes do Ciência Itinerante, decidimos usar o outro tema “Você sabe o que é melanina?”, focando nos melanócitos, responsáveis pela produção de melanina. O modelo didático tem por finalidade explicar como funciona a produção de melanina, a partir dos melanócitos, para proteger a pele contra raios UV.
     Mas vocês sabem como a melanina protege a nossa pele contra raios ultravioletas? A radiação em excesso pode causar uma alteração na estrutura e funcionamento das células, como por exemplo, danificar as fibras de colágeno e elastina e podem acarretar até no desenvolvendo de um câncer. Sendo assim, a exposição ao sol ativa os melanócitos para a produção da melanina, formando uma barreira na pele para protegê-la dos raios UV, chamado de bronzeamento.
     Bom, com tema definido, mãos a massa! Chegamos a nossa segunda etapa: a produção do nosso modelo didático. Como nosso modelo didático seria uma representação ilustrativa da produção de melanina, optamos por usar biscuit colorido, para a realização do modelo usamos as cores rosa, vermelho, azul, bege, marrom, laranja e amarelo. Como base, utilizamos isopor mais grosso. Finalizamos o modelo encapando com tecido TNT preto e alguns materiais secundários (régua, lápis, gilete para cortar o isopor). (Imagem 1)
                                   Imagem 1: materiais utilizados para confecção da primeira versão do modelo didático.

    Com os materiais em mãos começamos a elaborar nosso modelo didático. Logo no começo tivemos um problema, apesar de acoplarmos as lâminas da gilete na régua, o corte do isopor não estava saindo em linha reta. Optamos por outros meios (faca de cozinha) para que tivéssemos êxito no corte. Finalizado o corte, fizemos um desenho para delimitarmos as camadas da epiderme e derme. Após desenhar, começamos a preencher todo espaço com biscuit. Mais um problema surge, um dos biscuits que compramos era muito duro e não estava aderindo muito bem ao isopor. Com calma, tivemos a ideia de molhar o biscuit, deixando ele mole, tornando-o mais maleável. Optamos também por comprar de uma marca chamada Fox Cola, o preço é bem bacana e é super fácil de trabalhar, ao longo do modelo foi preciso obter mais cores, como o biscuit dessa marca é de fácil manejo, facilitou a mistura de cores. Preenchemos os espaços delimitados e desenhamos as células, por cima do biscuit ainda fresco. Pronto, finalizamos então nossa primeira versão do modelo didático. (Imagem 2)

                                         Imagem 2: primeira versão do modelo didático.
    Após a primeira apresentação do modelo para nossos professores, entramos em contato com a professora de Histologia para que nos orientasse sobre nosso modelo didático. Vimos que algumas coisas não estavam totalmente corretas e fomos atrás de corrigir os erros para que nosso modelo estive fidedigno ao livro utilizado como referência. Demos inicio a terceira etapa do nosso modelo. Como utilizaremos o mesmo modelo para a produção do STOP MOTION (3ª parte da disciplina de EDP III), precisaríamos que nosso modelo tivesse movimento. Decidindo o que seria feito no STOP MOTION (não perca nossas próximas postagens, ele também será postado aqui), começamos a confeccionar outro modelo, esse agora de um melanócito numa escala maior.
    Mas o que são melanócitos? Os melanócitos são as células responsáveis pela produção de melanina. Os melanócitos se encontram na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme. A melanina é sintetizada com a ajuda da enzima tirosinase. A tirosinase é sintetizada nos polirribossomos e introduzida nas cisternas do retículo endoplasmático rugoso e acumuladas em vesículas formadas no complexo de Golgi, essas vesículas recebem o nome de melanossomos. Durante o processo de produção de melanina, os melanossomos são sintetizados, quando para essa síntese, significa que o melanossomo está cheio de melanina, chamado então de grânulo de melanina. Quando formandos, os grânulos de melanina, migram pelos prolongamentos dos melanócitos e são injetados no citoplasma dos queratinócitos. Nas células epiteliais, os grânulos de melanina se posicionam acima do núcleo, garantindo maior proteção ao DNA contra os efeitos prejudiciais dos raios UV. O bronzeamento da pele ocorre primeiramente com os grânulos já presentes na célula epitelial. Devido a exposição excessiva ao sol, os melanócitos são estimulados a produzirem mais melanina, que se migram para os queratinócitos.
      Os materiais utilizados foram os mesmo usados na confecção do primeiro modelo. Com mais detalhes, reproduzimos nosso modelo a partir do livro de Junqueira & Carneiro- Histologia Básica –Texto e Atlas, colocando todas as partes presentes na produção de melanina. Como já sabíamos trabalhar com os materiais, devido à experiência com o primeiro modelo, o segundo foi menos trabalhoso. Apesar de ter partes mais especificas e também o fato da escala ser maior, conseguimos produzir um modelo didático bem legal. (Imagem 3) 

       Imagem 3: elaboração da segunda parte do modelo didático, o melanócito.

       Assim, chegamos ao final da produção dos nossos modelos didáticos 1- Recorte da epiderme e derme e 2 melanócito (Imagens 4 e 6), as legendas foram pregadas atrás do modelo, elas estão aqui para facilitar a compressão no trabalho (Imagens 5 e 7). Foi um trabalho com algumas complicações, mas que no final deu tudo certo. E você, caro leitor, não nos abandone, temos ainda nossa postagem sobre o STOP MOTION, no qual todo esse processo da produção da melanina terá movimento. Legal, não é mesmo? Até a próxima! 
                                         
                                          Imagem 4: modelo didático 1, versão final, recorte da epiderme e derme.
                                                                  Imagem 5: legenda do modelo didático 1.
                                                    Imagem 6: modelo didático 2, melanócito.
                                                                                   Imagem 7: legenda modelo didático 2.
                                         
                                          Imagem 8: grupo reunido para escolha do tema. 

Referências: JUNQUEIRA, L.; CARNEIRO, J..Histologia Básica. 12 Ed.[S.1]: Guanabara-Koogan, 1971.

Autores: Ana Prata, Daniel Possari, Gabriel Silva, Manoela Carvalho e Mateus Silva. 


Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, o texto estava gostoso de ler. As conexões que fazem entre as postagens e atividades desenvolvidas é bem bacana e deixa o leitor curioso. Cuidado para não perderem o foco da postagem com frases muito longas.