quinta-feira, 12 de abril de 2018


Ciência Itinerante - EDP III - 2018.1 

Olá, queridos leitores!
Primeiramente gostaríamos de agradecer a sua atenção e convidá-lo a se juntar a nós nessa longa jornada na disciplina de Estudos e desenvolvimento de projetos III. Hoje iremos postar a primeira atividade da disciplina, o Ciência itinerante. Ciência itinerante consiste na elaboração de textos informativos que posteriormente vão ser divulgados para a população, trazendo conhecimento e curiosidades, independente do nível de escolaridade dos leitores.
O primeiro passo para a construção dos textos foi a escolha dos temas. Dentre os temas propostos, decidimos abordar as adaptações das folhas em diferentes ambientes como assunto do primeiro texto. Porém, por se tratar de um tema muito amplo, teríamos que escolher um mais específico e assim abordar as questões anatômicas. Escolhemos aprofundar nas adaptações foliares comuns a plantas que vivem em ambientes xéricos, utilizando a espirradeira (Nerium oleander) como exemplo, já que a planta é muito encontrada nas ruas da cidade de Uberaba. No segundo texto decidimos abordar a enxertia como assunto, pois seu uso comercial é amplo na produção de mudas de laranja, limão, manga, entre outras.
 O principal desafio para a produção de ambos os textos foi transcrever alguns termos técnicos para uma linguagem mais simples, mas com a ajuda da professora Flávia conseguimos resolver o problema. A melhor etapa da atividade foi a produção das imagens, que nossos queridos integrantes, Jéssica e Ronielson, fotografaram e editaram para o cartaz. Além disso, tivemos que produzir nosso próprio enxerto, o que nos possibilitou colocar em prática o conhecimento adquirido durante a produção dos textos. Para o enxerto utilizamos o limão como porta- enxerto e a laranja como enxerto. Se alguém se interessar em produzir o seu próprio enxerto, recomendamos um site com o passo a passo e iremos deixar na referência no final do texto.
Pois bem, queridos leitores, chegamos ao final da nossa primeira atividade da disciplina, espero que tenham gostado de saber como foi a elaboração e execução do nosso trabalho. Espero vocês na próxima atividade.
Boa leitura!!!



APPEZZATO-DA-GLÓRIA, B. & CARMELLO-GUERREIRO, S.M. Anatomia vegetal. 2a ed. Viçosa: Editora UFV, 2006.

PEIL, R. M. A enxertia na produção de mudas de hortaliças.  Rev. Ciência rural, Santa Maria, v.33, n.6, p. 1169-1177, nov-dez, 2003. Disponível em: < https://www.abhorticultura.com.br/downloads/enxertiaHort.pdf> Acesso em: 23 mar. 2018.
RIBEIRO, G. D. et al. Enxertia em fruteiras. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/859550/1/rt92enxertiadefruteiras.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2018.
COSMO, B.M.N.; GALERIANI, T. M. Características anatômicas e morfológicas da estrutura foliar. Disponível em:< https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/caracteristicas_anatomicas_e_morfologicas_da_estrutura_foliar.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2018.


Grupo: kellen Ribeiro; Jéssica Josiane; Nataly Mendes; Ronielson Gaia; Ronildo Gaia. 

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, gostamos bastante do texto de vocês. No entanto, a frase que fala do limão como porta-enxerto e da laranja como enxerto ficou com pouco confusa.