quinta-feira, 12 de abril de 2018

Ciência Itinerante - EDP III 2018.1

Caros colegas

     Conforme combinado em sala de aula, os grupos deveriam escolher temas que seguissem pelo menos uma das linhas de pesquisa, tal qual a Anatomia Vegetal, Bioquímica, Embriologia e Histologia. Diante disso, a proposta se deu na escrita de dois trabalhos e de temáticas livres, desse modo, optei por Anatomia Vegetal e Histologia, áreas que possuo uma maior facilidade, como também, me recordei de uma matéria passada na televisão, inspirando minha busca e escrita do trabalho.
Para a escrita, de fácil acesso eu consegui o material para a escrita do primeiro trabalho (Pele de peixe em queimaduras), abordando os aspectos histológicos da pele humana, as características do preparo da pele do peixe e seus benefícios no uso das regiões afetadas. Por outro lado, encontrei maior dificuldade em conseguir conceituar o que seria Morte Celular Programada em plantas em comparação com o conceito de Apoptose. Após buscas e leituras em artigos estrangeiros, consegui uma melhor compreensão, expandindo minha visão e entendimento do processo que caracteriza ambos os termos.
Assim, ao finalizar toda a minha busca, a parte escrita não se deu tão complicada, mesmo com todas as dificuldades, apenas reajustar palavras e frases para que pudessem caber no espaço destinado.

Espero que ambos trabalhos possam despertar o interesse em sua leitura!





Autor: Gabriel Beraldo de Oliveira

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Gabriel, uma pena não ter citado as referências utilizadas para elaborar os textos. Os assuntos são interessantes. No início você fala em linhas de pesquisa, mas na realidade deveriam ser citadas as disciplinas do semestre vigente. O começo do segundo parágrafo está confuso.