terça-feira, 29 de novembro de 2016

Stop Motion - Resposta Inflamatória - EDP III 2016.2

Boa tarde leitores,

Finalizando a disciplina Estudo e Desenvolvimento de Projetos (EDP III), estamos postando hoje a ultima etapa: o stop motion. Mesmo sendo considerada a atividade mais trabalhosa dentre as outras já feitas, ela ocorreu de forma tranquila, pois conseguimos concluí-la com antecedência, podendo ouvir a opinião dos professores, refazê-la, corrigir conceitos e aprimorar a edição. Com isso, conseguimos um bom resultado.

O primeiro passo após o estudo de aprofundamento do tema foi a montagem do roteiro que iriamos seguir para tirar as fotos e também do Story Board, que nos norteou em relação aos conceitos principais que queríamos destacar. Depois do roteiro pronto, algumas peças do modelo didático tiveram que ser refeitas. E assim, demos continuidade ao projeto.  A primeira tentativa de tirar as fotos não correspondeu as nossas expectativas quando as colocamos sequenciadas; além disso, os professores nos orientaram algumas melhorias, por exemplo com as legendas. Assim, refizemos o processo, acatamos todas as orientações e tivemos um resultado positivo nessa segunda tentativa, totalizando em média 300 fotos utilizadas. 

 A utilização da mesa adaptada no laboratório de microscopia contribuiu muito para que as fotos ficassem do jeito que queríamos, sem muitas alterações de iluminação e movimentos bruscos no modelo. Para editar o vídeo, utilizamos o programa Windows Movie Maker, uma ferramenta bem acessível a quem não possui muitas habilidades em edição. A princípio, pensamos em um vídeo autoexplicativo, apenas com imagens e legendas; porém depois de pronto, concordamos que ficaria ainda mais completo com alguma explicação do tema. Assim, acrescentamos uma narração em apenas uma parte do vídeo.

 Enfim, gostaríamos de agradecer pelo apoio dos professores orientadores, e pelas tantas experiências positivas que nos foram proporcionadas durante toda a disciplina.






Grupo: Gabrielle Menezes, Isadora Marangoni e Williene Barbosa.


Um comentário:

Flávia disse...

Meninas, parabéns pelo texto claro e pelo resultado final obtido com o stop motiom! Gostaríamos que o trabalho fosse postado apenas em nosso blog, pois após a visualização do mesmo, aparecem outros vídeos não relacionados com a proposta da disciplina.