terça-feira, 29 de novembro de 2016

Stop Motion - Bomba de Sódio e Potássio - EDP III 2016.2

Bom dia pessoal.
         Estou enviando o modelo de stop motion realizado na disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos III, Transporte de Bomba de sódio e potássio. A criação de um vídeo de stop motion de maneira educativa me fez abordar um tema mais complexo, porém de grande interesse de todos,pois trata-se de um mecanismo que ocorre na Célula Humana.
          A Bomba de sódio e potássio, ocorre pela entrada de sódio (K+) e saída de potássio (NA+), com a presenta de energia , de um local de menor concentração para de maior concentração. O íon transportado liga-se á proteína transportadora que carrega para o outro lado da membrana.
         O modelo realizado com massinha de modelar e uma cartolina branca, mostrou de forma simplificada e educativa o processo como um todo que ocorre durante esse mecanismo.
As maiores dificuldades encontradas, foi a montagem com massinha, que muitas vezes por não ter o manuseio correto não ficavam todas as estruturas semelhantes. Para tirar as fotos, como estava sozinha no local, criei uma estrutura com caixas e apoio de câmera para que as fotos não ficassem tremidas e que eu conseguisse o maior número de fotos para que no vídeo não tivesse "saltos" de uma foto para outra.
        Durante a realização do vídeo, foi onde encontrei grande dificuldade de selecionar as fotos para encaixar de maneira correta e também acrescentar as imagens no início do vídeo. A primeira imagem que é mostrada a célula humana se aproximando, foi um processo demorado, com vários recortes na imagem para que desse o aspecto aproximado. 
       De modo geral esse projeto mesmo que trabalhoso, faz com que sentíssemos capazes de utilizar a criatividade e desenvolver um vídeo didático, com modelo, informações e imagens que faz o público obter  proximidade e facilidade de entendimento do conteúdo apresentado esse é o objetivo do trabalho.
As bibliografias foram de artigos e textos informativos, todas colocadas ao final do vídeo.



   Aluna: Ana Beatriz Lombardi dos Santos


Um comentário:

Flávia disse...

Ana Beatriz, alguns conceitos foram mencionados de maneira incorreta como, por exemplo, esse fenômeno não é exclusividade das células humanas e os símbolos dos íons sódio e potássio estão trocados e redigidos de maneira errada. De uma maneira geral, o texto apresenta erros de concordância e digitação. É importante fazer uma revisão dos texto antes de postá-lo.