terça-feira, 27 de setembro de 2016

Ciência Itinerante 2016.2

Olá Leitores,

Como estudantes da disciplina Estudos e Desenvolvimento de Projetos III nos foi proposto a realização do projeto Ciência Itinerante. Ele visa a divugação científica e ocorrerá de uma maneira não muito convencional; a ideia seria produzir textos com uma linguagem descomplicada e clara para os colocarem em circulação nos transportes públicos da cidade de Uberaba-MG.

Inicialmente escolhemos os temas; “As macromoléculas no corpo vegetal” e “Fisiologia do sistema reprodutor feminino”. Esses temas eram muito abrangente e, devido o espaço destinado a atividade, seria impossível os tratar de uma forma geral. Então dentro dessas duas temáticas produzimos dois textos, “Os carboidratos no corpo vegetal” e “Afinal, o que é menstruação?”.

O conteúdo desses dois textos se relaciona com as matérias ministradas pelos professores orientadores. A grande dificuldade da atividade foi encontrar maneira de adequar o conhecimento teórico, aprendido em sala de aula, para a realidade da população que talvez não tenha esse acesso. A escolha dos temas, muito recorrente na vida de todos nós, foi a primeira forma de fazer essa aproximação da academia com a comunidade, que se estendeu na escolha do vocabulário utilizado. Visando o fácil e claro entendimento foi usado uma escrita evitando termos científicos não muito conhecidos. As monitorias com os professores orientadores nos ajudaram bastante nesse processo.





















Grupo: Camila Monteverdi, Lucas Martins, Sheila Fernandes, Paula Baptista 

Bibliografia usada para a elaboração dos textos:

GUYTON, A.C., HALL, J.E Tratado De Fisiologia Médica 10. Ed. Rj . Guanabara Koogan, 2002


RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2007. Biologia Vegetal, 7a. ed. Coord. Trad. J.E.Kraus. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.



Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, o texto em vários pontos está confuso, devido à forma como foi apresentado. Gostaríamos, ainda, de deixar claro que mesmo um assunto sendo abrangente ele pode ser abordado dependendo de como é escrito. Um dos objetivos da atividade é desafiá-los a na escrita de temas variados.