terça-feira, 27 de setembro de 2016

Ciência Itinerante 2016.2

Olá pessoal!

Hoje estamos publicando nossa primeira atividade referente à disciplina EDP III.O projeto Ciência Itinerante propõe a elaboração de dois textos que posteriormente seriam divulgados nos transportes públicos da cidade de Uberaba. Dentre a gama de assuntos e temas que a biologia nos permite tratar no projeto, logo encontramos o primeiro desafio:  a escolha de temas que fossem de fácil entendimento para a população, independente de sua escolaridade, e que, ao mesmo tempo, despertasse o interesse e curiosidade dos usuários do transporte publico.
A princípio foram selecionadas as áreas que desejaríamos trabalhar: Botânica e Embriologia. A partir desta escolha, procuramos assuntos atuais e igualmente pertinentes à atualidade. em um primeiro momento os temas definidos foram “O uso de anticoncepcionais” e “Arborização urbana”. Logo após o primeiro encontro com a professora Flávia, verificamos a abrangência e viabilidade dos temas, que foram finalmente direcionados: “As características da vegetação do cerrado” e “Uso de Álcool e anticoncepcionais”.
A escolha do cerrado como tema partiu de uma percepção do grupo com relação à aceitabilidade do aspecto do cerrado. Embora o bioma possua grande valor econômico, social e cultural, sua vegetação é facilmente associada à infertilidade ou até mesmo a deserto. No texto, foi possível esclarecer as condições que o cerrado está submetido bem como justificar fisiologicamente sua aparência.
Em segundo lugar, a opção por falar de anticoncepcionais surgiu devido a grande quantidade de relatos de mulheres que usam ou usavam o contraceptivo e passaram por situações que variam desde problemas leves de circulação sanguínea até a morte súbita. A interação entre o álcool e anticoncepcionais, embora de extrema importância, quase não é citada. Através  do Ciência Itinerante foi possível introduzir o assunto.
A grande dificuldade do grupo foi na elaboração dos textos, principalmente na adequação dos termos científicos e ao tamanho do conteúdo referente aos temas propostos. Com a ajuda de nossos orientadores conseguimos sintetizar as partes de maior importância, que construíram o sentido das informações com os conteúdos relacionados as matérias que abrangem o EDP III.





Grupo: Marcella Rezende, Murilo Pereira e Vitória Costa

Referências:
O bioma cerrado. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado >. Acesso em: 13 set. 2016.
DE MORRETES, BERTA LANGE. "CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA DAS FÔLHAS DE PLANTAS DO CERRADO II." Boletim Da Faculdade De Filosofia, Ciências E Letras, Universidade De São Paulo. Botânica, no. 22 (1966): 207-44. Disponível em : < http://www.jstor.org/stable/43592730 >. Acesso em: 13 set. 2016.
Álcool corta o efeito do anticoncepcional? Disponível em: < http://anticoncepcionais.net.br/alcool-corta-o-efeito-do-anticoncepcional/ >. Acesso em: 19 set. 2016.
AMADO, Leticia Ravazzi; CARNIEL, Talita Zancanaro; RESTINI, Carolina Baraldi Araújo. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS DE ANTICONCEPCIONAIS COM ANTIMICROBIANOS E ÁLCOOL RELACIONANDO À PRÁTICA DE AUTOMEDICAÇÃO. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer, Goiânia, vol.7, N.13, 2011. Disponível em: < http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011b/ciencias%20da%20saude/interacoes%20medicamentosas.pdf >. Acesso em: 13 set. 2016.



Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, o texto está bom porém a justificativa fisiológica para a aparência desta vegetação citada por vocês nesta postagem não está presente no texto do Ciência Itinerante.