terça-feira, 27 de setembro de 2016

Ciência Itinerante - EDP III - 2016.2

Olá leitores.

Hoje estamos postando o nosso primeiro trabalho da disciplina EDP III ( Estudo e Desenvolvimento de Projetos) O Ciência Itinerante, que foi proposto com a intenção de criamos textos curtos e informativos que contivesse algum dos conteúdos já estudados por nós, para que sejam divulgados em transportes públicos de Uberaba -MG, disseminando o conhecimento a toda a população que utiliza desse meio de transportes. 

A principio, fizemos um levantamento de assuntos que seriam de importância para a população em geral mas que a maioria não tinha conhecimento, com o enfoque em chamar a atenção dos possíveis leitores e assim acrescentar conhecimento em um ambiente que geralmente não é usado para isso. Apos varias reuniões do grupo, optamos pelo tema "Quem determina o sexo do bebe?" (fig 1) e "Colesterol, vilão ou mocinho?"(fig 2)
Para a montagem dos textos consultamos os materiais que foram obtidos pelas matérias que estamos tendo nesse terceiro semestre do curso de Ciência Biológicas na UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro)  e alguns artigos científicos do tema, para que pudêssemos retirar do mesmo os principais tópicos e também acrescentar mais informações interessantes sobre. 

De inicio, como os texto serão direcionados a pessoas não acadêmicas ou acadêmicas, se teve a necessidade de simplificar a linguagem destes assuntos para que a compreensão seja melhor, visto que uma das funções do projeto é proporcionar uma leitura rápida, rica de informação revelante e interessante as pessoas, o grupo encontrou uma certa dificuldade de apresentar todas a ideias inicias e de forma mais simplificada sem perder nenhum aspecto importante e essencial do assunto.  Com o auxilio dos professores, que nos assessoraram na construção dos textos, obtivemos o melhor resultando possível.  

Para nós, integrantes do grupo, foi uma satisfação participar desde projeto engrandecedor pois além de acrescentar aconhecimento também ocasionará em uma benfeitoria a comunidade que necessita de mais projetos assim, disseminar conhecimento é uma função importante para nós, futures professores.


Referências:

MORAES, Paula Louredo. "Determinação do sexo em bebês"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/determinacao-sexo-bebes.htm>. Acesso em 12 de setembro de 2016.

GOULART, Paulo Junior. “Cromossomos sexuais: a determinação do sexo”. Disponível em
< file:///C:/Users/user/Downloads/688-1631-1-PB.pdf> . Acesso em 12 de setembro de 2016.


Grupo:

Ana Vitória Correia, Beatriz Sodré, Lais Moreira e Marcela Santos.

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Pessoal, é importante fazer uma revisão cuidadosa do texto antes de postá-lo. Percebemos erros de português tais como, acentuação, concordância verbal etc. Alguns parágrafos estão longos e dificultam o entendimento dos mesmos.