terça-feira, 27 de setembro de 2016

Ciência Itinerante - EDP III - 2016.2

       Boa tarde pessoal!

     Hoje iremos publicar a primeira atividade da disciplina de EDP III, o Ciência Itinerante. Primeiramente, teríamos que escolher dois temas para a construção dos textos que seriam divulgados nos transportes públicos da cidade de Uberaba, trazendo assim, conhecimento e curiosidades à população, independente do grau de escolaridade dos leitores.

     Dentre tantos temas que gostaríamos de abordar, concordamos em utilizar as plantas medicinais para abordagem do nosso primeiro texto. Porém, por se tratar de um tema muito abrangente, precisaríamos escolher um ainda mais específico, e assim aprofundar nas questões bioquímicas. O alho foi escolhido pois além de ser muito utilizado na culinária brasileira, tem propriedades terapêuticas desconhecidas para muitas pessoas.  Nesse texto, a principal dificuldade foi conseguir encontrar bibliografias confiáveis sobre a bioquímica do alho para a construção das informações.

      Já no segundo texto, a princípio, queríamos abordar algo relacionado a hormônios, porém após a primeira reunião com a professora Flávia, decidimos utilizar a produção de etanol como tema, já que uma das integrantes do grupo trabalha justamente nesta área. Com esse tema, gostaríamos de explicar como ocorre o processo que leva a formação deste combustível que é tão utilizado hoje em dia. Com auxílio da professora Vera, reconstruímos a forma de abordar a fermentação alcoólica, transformando-a em uma explicação mais geral.


      A construção dos textos foi uma grande experiência para nós. Incentivando-nos a pesquisar mais sobre os assuntos, também tivemos que adaptar uma linguagem técnico-científica a uma linguagem acessível a todos. Além disso, sintetizar todo o conteúdo que queríamos transmitir tornando o texto claro e objetivo também foi um desafio no desenvolvimento da atividade.


                                                                     

Referências:

BADKE, Marcio Rossato; BUDO, Maria de Lourdes Denardin; SILVA, Fernanda Machado da  and  RESSEL, Lúcia Beatriz. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.1, pp.132-139. ISSN 1414-8145.

Alho: Quais os seus benefícios para a saúde humana? Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/3426/alho-quais-os-seus-beneficios-para-a-saude-humana>. Acesso em: 13/09/2016

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.


Grupo: Gabrielle Menezes, Isadora Marangoni e Williene Barbosa.

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Meninas, o texto está claro e objetivo.