quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ciência Itinerante

Olá pessoal!

          Cursamos o terceiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Temos neste período a disciplina de EDP III (Estudo e Desenvolvimento de Projetos) e a primeira atividade é a elaboração de dois textos referentes à algumas disciplinas cursadas no período vigente.

          A intenção do Ciência Itinerante é levar ao leitor o conhecimento e a curiosidade de assuntos relacionados à disciplinas específicas da Biologia de maneira simples e clara. No entanto, realizamos dois textos com assuntos associados tanto à biologia quanto à química.

          Um dos textos fala sobre algumas pessoas que acreditam que, dormir em um quarto fechado que tenha plantas, estas irão “roubar-lhes” o oxigênio durante a noite. O outro texto aborda um conteúdo bastante curioso e que chama a atenção, que é o porquê a prata escurece em algumas pessoas e como fazer para recuperá-la.

          O primeiro tema foi escolhido para desmistificar a história de que as plantas podem nos matar por elas estarem dentro de nossos quartos enquanto dormimos. De início tivemos um pouco de dificuldade na questão da escrita, colocamos termos difíceis sendo que o propósito da atividade é um texto informal e para todos os públicos. Utilizamos um livro de bioquímica para descrever com precisão e clareza o processo de fotossíntese. No mais, descartamos uma fonte que envolvia a substância “piretrina”, esta substância é um repelente natural das plantas e durante a noite ele é liberada para combater insetos fitófagos. No site dizia que a piretrina poderia causar falta de ar nas pessoas, o que leva ao fato dessas pessoas acharem que as plantas estão “roubando” o oxigênio. Porém, nos mamíferos, a piretrina tem um baixo efeito, o que não seria tão relevante para escrever no texto.

          O segundo tema foi selecionado para acabar com a curiosidade da população em relação ao motivo do escurecimento da prata e mostrar como ocorre o fenômeno químico presente. Neste texto a dificuldade maior foi com a organização e esclarecimento dos fatos. Quanto à bibliografia, usamos um livro de Química, um site e um artigo de feira de ciências.

          Em ambos os textos, tivemos a orientação da professora Vera, que nos auxiliou no conteúdo e na organização.

Seguem nossos textos:


Bibliografia do texto “As plantas podem nos matar?”:

CAMPBELL, Mary K. FARREL Shawn O. BIOQUÍMICA. Tradução da quinta edição norte-americana. V. 1 – Bioquímica Básica. Ed. Cengage Learning, 2007.

Bibliografia descartada:

<https://correiociencia.wordpress.com/2009/06/17/faz-mal-dormir-com-plantas-dentro-do-quarto/>




Bibliografia do texto “Porque a prata escurece?”:

FELTRE, Ricardo. QUÍMICA. v. 2. Físico-Química. Ed. Moderna. 6ª edição: São Paulo, 2004.
CASTRO, J. et al. O estudo da oxidação e da recuperação dos objetos de prata: O Desconhecimento geral da população. FEPROQUIM – Feira de Projetos de Química, 2012. Disponível em: < http://www.abq.org.br/cbq/2012/trabalhos/14/545-14207.html>

<http://super.abril.com.br/cotidiano/gases-suor-fazem-prata-escurecer-436383.shtml>


Alunos: Jéssica Lacerda, Mariana Baptista, Bruno Silva, Caíque Manóchio, Rafaella Marcondes.

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