quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ciência Itinerante - EDP III 2015.1

Autores: Beatriz Soares; Gustavo Zago; Leticia Assugeni; Raissa Fernandes; Rafael Amaral.

 Tudo bem pessoal?

  Estamos aqui para falar sobre a primeira atividade da matéria de estudo e desenvolvimento de projeto três, cuja finalidade é produzir textos relacionados a matérias especificas do curso de biologia, com um vocabulário fácil e acessível, para circulação em transportes público.

    Nosso primeiro texto trata e um assunto muito ocorrente do dia a dia, que é, porque choramos ao cortar a cebola. Primeiramente pensamos em uma abordagem muito superficial e puramente logico, porém, ao procurar os artigo e bibliografias, vimos que não se trata de um mecanismo tão simples para ser transformado em uma linguagem leve e acessível a todos, mas por outro lado, um tema muito interessante e engraçado de se conhecer e trabalhar.
       
    No nosso segundo texto, sobre a mucilagem da babosa, vemos também uma ideia bem cotidiana. Tivemos um pouco a dificuldade em saber organizar as ideias e transforma-las de forma simples, mas com a ajuda da professora Flávia conseguimos realiza-lo com sucesso e tranquilidade.

                        Finalizamos então os textos, e aqui estão os resultados:


Texto do Ciência Itinerante
Tema "Cebola e lagrimas"

Texto do Ciência Itinerante
Tema "Mucilagem da Babosa"

Referências bibliográficas:

DA SILVA, Elias Batista. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA ANATOMIA FOLIAR DA BABOSA (Aloe vera). Ciência & Consciência, v. 1, 2007.

DETTKE, Greta Aline; MILANEZE-GUTIERRE, Maria Auxiliadora. Anatomia caulinar de espécies epífitas de Cactaceae, subfamília Cactoideae.Hoehnea, v. 35, n. 4, p. 583-595, 2008.


FREITAS, Eduardo. Observação de células da epiderme do bolbo da cebola (allium cepa).


MENDES, Paulo. "Química, cebolas e lágrimas".


<http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/09/17/clique-ciencia-por-que-a-gente-chora-ao-descascar-a-cebola.htm> Acessado em 14 de março de 2015


Nenhum comentário: