quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ciência Itinerante - EDP III 2015.1

Apresentando: Ciência Itinerante

Olá a quem nos lê!

Como proposto pela disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos III, produzimos dois textos para o Ciência Itinerante. As especificações eram que os textos deveriam ser de fácil leitura e, ao mesmo tempo, informativos. O público alvo a ser atingido é formado por diferentes pessoas, usuárias do transporte coletivo da cidade de Uberaba. Em ambos os textos, a parte mais desafiadora não foi reunir informações científicas, mas escrever o texto de modo compreensível, atrativo, informativo e que não fosse extenso.

A primeira temática escolhida envolvia a função de sementes. Entretanto, após conversa inicial com a professora Flávia, compreendemos que o tema era muito amplo e talvez já tivesse sido trabalhado por alguma turma anterior. Como sugestão da própria professora, escolhemos trabalhar o conceito de tricomas (conteúdo da Anatomia Vegetal) envolvendo o algodão, algo muito presente no quotidiano dos leitores e que poderia ser interessante para diversos deles.

Pouco foi mudado da versão inicial do texto. Após correções, refizemos a forma como tratávamos “algodão” (qual parte a planta especificamente) e “fibra” (enfatizando o termo utilizado comercialmente), além de colocar uma sugestão para que as pessoas olhem as etiquetas de suas roupas e identifiquem a quantidade de algodão que compõe o tecido. Entre as informações para as quais mais dependemos de bibliografia foi da classificação dos tricomas do algodão (tricomas tectores) e as funções (proteção contra insetos e dispersão de sementes). O texto finalizado (figura 1) não ficou prolixo, mas bastante informativo e simples.

Escolhemos a respiração celular como segundo assunto a ser desenvolvido, dando enfoque próprio da Bioquímica. O objetivo era explicar a necessidade da respiração, ou seja, que para obter energia, o organismo realiza processos metabólicos envolvidos na respiração celular. O título escolhido foi “Pare, respire e reflita: Por que devemos respirar?”.

A proposta inicial para esse texto foi bastante modificada durante a primeira correção realizada pelos professores, de modo que houve uma mudança de enfoque para que chegássemos ao texto final (figura 2). Inicialmente, o texto tratava de informações que foram avaliadas como irrelevantes ao limite de espaço e enfoque proposto pelo grupo.

Foram repensadas e descartadas as seguintes informações que estavam presentes na primeira versão:  
  •  Fórmulas moleculares de compostos envolvidos na respiração.
  • Equação geral da respiração (escrita por extenso).
  • Saldo energético.
  •  Papel de alguns compostos nos processos metabólicos.

Foram adicionados na segunda versão:
  • Exemplos de atividades que demandam energia.
  • Explicação da diferença entre ventilação pulmonar e respiração celular.

As mudanças foram essenciais para dar mais fluidez ao texto, além de se tornar mais simples, claro e até mesmo mais informativo. Em segunda correção pela professora Vera, a avaliação foi de que conseguimos atingir o objetivo inicial do grupo.

Autores: Herisy Galvet, Kamila Jéssica Oliveira, Lara Beatriz Cruz, Marielle Sandrine e Matheus Pena.


Figura 1: Texto do Ciência Itinerante finalizado,
com o tema "tricomas do algodão"


Figura 2: Texto do Ciência Itinerante finalizado,
com o tema "respiração celular e obtenção de energia" 


Referências Bibliográficas utilizadas:

CAMPBELL, M. K.; FARRELL, S. O. Bioquímica. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 845 p.


Texto didático sobre Anatomia Vegetal, da UFPB. Disponível em: <http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_4/7-Anatomia_Vegetal.pdf> Acesso em 16 mar 2015.

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