sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Stop Motion : Mitose.

Ao escolher a mitose para ser representada no modelo didático (http://edptres.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-08-23T08:47:00-07:00&max-results=1), pensamos que seria também interessante a representação dos seus movimentos no Stop Motion. Então elaboramos primeiramente uma célula feita com massinha de modelar, e a usamos como modelo para criar as fotos para o Stop Motion. No inicio tivemos muita dificuldade em sincronizar os eventos da mitose, por isso fizemos as fotos, refizemos e por fim ,pela terceira vez, fizemos a versão final. Outra dificuldade que tivemos foi a diferença de luz ao longo das fotografias, a solução foi utilizar o flash da câmera sempre, e para que não saísse fotos tremidas, ou com focos diferentes, usamos um tripé feito com madeira, confeccionado por nós mesmo.  Juntado uma sequência de 250 fotos chegamos ao efeito de movimento do Stop Motion. O material  fotografado foi editado no programa Windows Movie Maker, e o restante dos efeitos do vídeo foi criado pelo programa Sony Vegas.

Confira o Vídeo em:

Alunos: Luiz J. F. Gruppi.
            Manoela Lelis.
            Rafael Barbosa.



Referências:

JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 8ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara   Koogan. 1995. Pp. 100:108.

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, algumas observações: 1. o vídeo deveria ter sido postado aqui, junto com o relato de sua elaboração, que poderia trazer mais informações; 2. Mais uma vez reforçamos a necessidade de revisão do texto antes da postagem para evitar erros, tais como " nós mesmo" e " juntado uma sequência..."; 3. um maior número de fotos garante melhor qualidade e riqueza de detalhes no stop motion; 4. a publicação no youtube DEVERIA TER OCORRIDO SOMENTE APÓS A AUTORIZAÇÃO dos professores, conforme comentado em sala de aula e 5. o vídeo postado no youtube não apresenta todas as correções sugeridas no dia da apresentação.