sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Stop Motion - Desenvolvimento Embrionário (eudicotiledônea)

      Na disciplina de EDPIII, foi proposto aos alunos para que montassem um modelo didático sobre algumas matérias do semestre letivo. Nós, como foi proposto, escolhemos desenvolver um projeto didático sobre o desenvolvimento embrionário ( http://edptres.blogspot.com.br/2013/07/modelo-didatico-fases-do.html ), para depois, através de um Stop Motion, mostrar de uma forma animada toda a ideia do projeto.

    Inicialmente, para apresentar o modelo didático, nós utilizamos uma massinha, que após algum tempo mostrou não ser um material adequado para realizar o Stop Motion, por secar muito rápido quando exposto ao ar.


Com a massinha adequada, começamos a realizar o projeto em Stop Motion. Durante todo o período encontramos diversas dificuldades, entre elas as principais foram: focalizar corretamente cada foto em um ponto fixo, pois sem material adequado (câmera e tri-pé) as imagens ficam variando a posição ao realizar a sequencia de fotos; e também foi difícil encontrar um ponto de luz bom, para que as fotos saíssem sem sombras.

No total foram realizadas 156 fotos para realizar todo o movimento do vídeo.

Logo abaixo o vídeo finalizado.
http://www.youtube.com/watch?v=lp-K_BB0JcU


Alunos: Eduardo Gazola Bonadio e Bianca Elias Alves

3º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – UFTM (Turma VII)
Estudo e Desenvolvimento de Projetos III

PROFESSORES ORIENTADORES:
Adriana Oliveira Manfiolli
Carlos Henrique Medeiros de Araújo
Flávia de Souza Lima
Patrícia Andressa de Almeida Buranello


2 comentários:

Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

Pessoal, algumas observações: 1. o vídeo deveria ter sido postado aqui, junto com o relato de sua elaboração, que poderia trazer mais informações; 2. Mais uma vez reforçamos a necessidade de revisão do texto antes da postagem para evitar erros, tais como tri-pé; 3. um maior número de fotos garante melhor qualidade e riqueza de detalhes no stop motion e 4. a publicação no youtube DEVERÁ OCORRER SOMENTE APÓS A AUTORIZAÇÃO dos professores, conforme comentado em sala de aula.