quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Modelo Didático - Histogênese da Cartilagem Hialina

          Resolvemos, para o nosso trabalho de modelo didático, falar sobre a histogênese da cartilagem hialina. É um tema pouco abordado. A histogênese da cartilagem hialina tem origem no embrião, través das células mesenquimais. Primeiro ocorre um arredondamento das células mesenquimais que retraem seus prolongamentos e vão se multiplicando, formando aglomerados. As células formadas são os condroblastos que têm o citoplasma muito basófilo. Depois começa a síntese da matriz e os condroblastos se afastam. A diferenciação ocorre do centro para a periferia. Através da divisão mitótica os grupos de condrócitos ou grupos isógenos são formados. 
         A ideia do tema para este trabalho surgiu através de conversa entre os membros do grupo que acharam o conteúdo aplicado nas aulas de histologia bastante interessante. Nos pautamos no livro "Histologia Básica" de Junqueira e Carneiro. 
          A maior dificuldade do grupo foi montar o modelo focado no stop motion. Tivemos diversas ideias em como apresentar esse modelo para os alunos, e sempre nos esquecíamos do foco principal: stop motion. Após uma conversa com a professora Patrícia, conseguimos focar nosso modelo no stop motion e iniciamos a confecção do mesmo.
          Para a confecção do modelo didático, utilizamos uma placa de E.V.A. azul, uma placa de E.V.A. amarela, folha chamex, lápis de cor rosa e fita crepe. Recortamos  E.V.A azul em quatro folhas de tamanhos igual e com o E.V.A. amarelo fizemos uma borda. Nas folhas chamex fizemos os desenhos das células em cada fase da histogênese e colorimos com o lápis de cor rosa. Depois recortamos e com a fita crepe, fixamos as células nas placas azuis (figura 1). A ideia das células destacáveis facilita a movimentação para fazermos o stop motion na próxima etapa. 

Figura 1: Modelo Didático - Histogênese da Cartilagem Hialina
1: Células mesenquimais; 2: Aglomerado de condroblastos; 3: Ocorre a síntese da matriz e os condroblastos se afastam; 4: A multiplicação mitótica dá origem aos grupos de condrócitos ou grupos isógenos. 
Ref. CARNEIRO, Luiz C.; JUNQUEIRA, José. Histologia Básica. 11ª ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2008.
Grupo: Albina Jarussi, Ana Paula Lourenço Silva, Antonio Maximiano, Izabela Cristina, Michael Francïsco.

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, achamos o texto informativo, porém seria interessante fazer uma leitura prévia do mesmo antes da postagem, pois isto evitaria erros ortográficos e de concordância verbal.