quinta-feira, 27 de setembro de 2018

EDP III – Ciência Itinerante – 2018.1



Queridos Leitores, Boa tarde!

                Viemos por meio deste post no Blog primeiramente, agradecer a atenção de todos e convidá-los a conhecer um pouco sobre o nosso primeiro projeto da Disciplina de Estudos e Desenvolvimento de Projetos III da Universidade Federal de Uberaba.
                O objetivo deste blog é passar a vocês, leitores, como foi o desenvolvimento e a construção do projeto denominado Ciência Itinerante, que traz curiosidades e um conhecimento a mais sobre os temas escolhidos. Esses textos foram preparados com muito carinho para que possamos obter um Feed Back sobre esses aprendizados.
                Os temas abordados vem trazendo aprofundamentos na parte de Evolução e Histologia, sendo os títulos “Você conhece sua história?” e “Se as células do corpo se renovam porque envelhecemos?”. O primeiro tema trata sobre a Teoria da Endossimbiose, na qual foi proposta pela bióloga Lynn Margulis em 1981, explicando como as mitocôndrias e os cloroplastos foram englobados nas células eucarióticas e qual a relação desta teoria para quando um organismo vive dentro de outro, ocorrendo uma troca mútua de benefícios. No segundo texto do projeto abordamos como tema as células do corpo, já que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são todos constituídos por células que são os menores constituintes dos organismos vivos, procuramos explicar através deste, o por que nós envelhecemos se as células estão em constantes divisões celulares e renovações.
                Os principais desafios na produção dos textos foi a escolha do tema com todo cuidado para que não haja temas repetidos e errôneos, e também o desenvolvimento desses assuntos, já que não tínhamos conhecimento do assunto e surgiram como novidade para nós. Tivemos ajuda dos Professores da Disciplina de EDP III, principalmente do Fagner e da professora Patrícia Buranello que possuem bastante conhecimento na área do assunto, além das imagens que trouxemos como ilustração na qual o nosso grupo fez, desenhamos a Teoria da Endossimbiose e trouxemos a imagem sobre o envelhecimento com autorização. No grupo, todos colaboraram de alguma forma para a compreensão dos temas e seu desenvolvimento.
                Chegando ao final dessa primeira atividade da disciplina, espero que todos tenham gostado de saber como foi nosso desempenho e desenvolvimento para a execução deste trabalho. Aguardo vocês na nossa próxima postagem de atividade.
Boa Leitura!








Referências Bibiográficas:

CASTRO, Nayara. Diário de Biologia: Se as células do corpo se renovam por que envelhecemos?. RJ, 2016. Disponível em: <https://diariodebiologia.com/2014/10/se-as-celulas-do-corpo-de-mantem-em-constante-renovacao-por-que-envelhecemos.>. Acesso: 8 de setembro de 2018.

JUHITA, Luiz. SuperInteressante: Como o ser humano envelhece?. 2 out. 2009. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-ser-humano-envelhece/> Acesso: 08 de setembro de 2018.
VIVIANA, Carolina; DEI, Claudenice; ALMEIDA, Eveline; DAVID, Manoel; MARIA, Sandra. Livro: Organização dos Seres Vivos. pdf. p. 66-77. Acesso: 8 de setembro de 2018.




Grupo: Ana Carolina Fernandes, Ana Luisa Masson, Gabriela Fiochi, Larissa Mattos, Naiara Aparecida.




Um comentário:

Flávia Lima disse...

Meninas, antes de mais nada é importante identificar corretamente a universidade na qual estudam: Universidade Federal do Triângulo Mineiro e não Universidade Federal de Uberaba. Seria importante ler o texto antes de sua postagem, pois ficou meio difícil compreender o texto em alguns pontos. Sentimos falta de relatos das dificuldades encontradas ao longo do percurso, bem como as soluções encontradas.