quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Ciência Itinerante 2018.2

      Olá caros leitores, apertem os cintos para iniciarmos nossa viagem. Hoje convido vocês para navegar nas nossas aventuras para a produção do cartaz do Ciência Itinerante. Na nossa aventura tivemos enfoque nas matérias de Anatomia Vegetal, Embriologia, Bioquímica e Evolução.  A maior dificuldade foi escolher um tema dentre essas matérias que fossem instigar a curiosidade dos leitores, um tema que não ficasse muito tecnicista e a leitura não requeresse tantos conhecimentos científicos.  Conforme foi se passando os dias para a produção dos textos, tivemos estímulos por outras matérias, após uma aula de Histologia, surgiu a ideia para trabalharmos com a melanócitos, proteínas ligadas a produção de melanina no corpo. Entretanto, não saberíamos se os professores iriam aceitar o assunto.
       Caros tripulantes, os professores aceitaram esse tema mesmo não sendo da área inicialmente proposta, e embarcamos na aventura. Em paralelo nossa aventura só estava começando, tínhamos definido apenas um tema, outro precisava ser desenvolvido, foi quando tivemos uma aula interessantíssima falando de policitemia, apresentamos o assunto para nossos professores orientadores que aceitaram, finalizando essa parte da aventura. Agora, o problema era decidir o que iríamos falar sobre os melanócitos e policitemia. Após muitas discussões do grupo decidimos falar sobre melanina e como o corpo se protege dos raios UV  e sobre as influencias da altitude no nosso organismo correlacionando com o futebol.
     Fizemos nossa primeira produção de texto, como era nossa primeira vez , tivemos muitos erros textuais, graças a nossos professores eles foram apontados e prontamente consertamos.  Essa aventura termina por aqui, mas lembrando, haverá muitas outras ao longo desse semestre, não deixem de embarcar nessas viagens também, assim como aprendemos um monte, vocês também podem!

Autores: Ana Prata, Daniel Possari, Gabriel Oliveira,  Manoela de Carvalho, Mateus Silva




JUNQUEIRA, L.; CARNEIRO, J..Histologia Basica.12 Ed.[S.1]: Guanabara-Koogan, 1971.

NELSON, D. L.; COX, M. M.. Princípiosde Bioquímica de Lehninger. 6 Ed. [S1]: Artmed Editora, 2014.

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, parabéns pela forma como o texto conduz o leitor ao trabalho de vocês. No entanto, uma leitura cuidadosa antes da postagem poderia ter evitado alguns erros de pontuação, por exemplo. Além disso, seria interessante explicarem as imagens postadas, assim como fizeram no texto do CI.