terça-feira, 18 de outubro de 2016

Modelo EDP 3 - Desenvolvimento embrionário dos gêmeos

Boa tarde Leitores!

Hoje vamos apresentar o processo de criação e montagem do Modelo didático, segunda etapa da disciplina de Estudo e Desenvolvimento de Projetos lll.  O tema do trabalhado foi o desenvolvimento embrionário dos gêmeos monozigóticos e dizigóticos. A atividade pode ser aplicada a alunos do ensino médio a fim de expor de maneira mais didática e clara a formação de gêmeos.

O primeiro grande desafio do grupo foi a escolha de materiais de fácil acesso, baixo custo e fácil manuseio, optamos então pela massa de modelar caseira (receita no final). Além da massa de modelar, também foram utilizados papel cartão vermelho para fazer o fundo das  fotos e papelão fino para fazer os moldes, caneta permanente e espátula de unhas para modelar.




Após desenhar e recortar os moldes no papelão fino, basta “colorir” as partes com a massa de modelar utilizando a espátula de unha para auxiliar nos traços, o que da um efeito 3D ao modelo. O objetivo do modelo didático é facilitar tanto a explicação do professor como o entendimento do aluno. Apesar da dificuldade, o resultado é bastante prático e interessante, e pode ser usado para abordar diversas temáticas, não só nas áreas da ciência.

Receita da massa de modelar caseira:
 - 1 xícara de farinha de trigo   
- ½ xícara de sal
- 2 colheres de sopa de cremor de tártaro (encontrado em lojas de doces ou produtos para festa)
- 1 xícara de água
- Anilina ou pó de refresco na cor desejada
-  1 colher de óleo (de sopa)
Levar ao fogo numa panela e mexer com colher até a massa ficar consistente.

Grupo: Marcella Amparado, Murilo Pereira e Vitória Costa



Um comentário:

Flávia disse...

Meninas, apesar do texto ser claro, poderia ser feita uma revisão antes da postagem, pois algumas frases poderiam melhorar a qualidade do texto com uma pontuação mais adequada, dentre outros.