terça-feira, 18 de outubro de 2016

Modelo didático - Segunda parte - EDP III - 2016.2




Reação Cortical



Oi pessoal,

Na segunda parte da disciplina de EDP III, a atividade proposta é um modelo didático. Para tal escolhemos o tema “Reação Cortical”, a fim de mostrar quais os processos envolvidos no momento em que o espermatozoide adentra o óvulo e quais as modificações sofridas por este óvulo de forma a evitar a poliespermia.
Este modelo pode ser aplicado para alunos do 2º ano do ensino médio e visa ser uma ferramenta lúdica de ensino, facilitando assim o entendimento acerca do tema.
Nosso primeiro desafio foi escolher que tipo de material usar para a confecção do modelo didático, pois deveria ser materiais de baixo custo, fáceis de manejar e de fácil acesso. A principio pensamos em usar bolas de isopor e massa de modelar, mas após trocarmos algumas ideias optamos por construir um modelo utilizando EVA e massa de modelar.
A base do óvulo foi feita de EVA e as demais estruturas (células foliculares, membrana plasmática, zona pelúcida, grânulos corticais, pronúcleos e espermatozoides) foram feitas com a massa de modelar.
No modelo pode-se observar a representação algumas etapas que estão descritas a seguir: 
I) A penetração do espermatozoide entre as células foliculares até chegar na  zona pelúcida que é degradada pela ação das enzimas presentes no acrossoma do espermatozoide; 
II) Quando membranas plasmáticas do espermatozoide e do óvulo se fundem o núcleo do espermatozoide é liberado no citoplasma do óvulo. A partir dai os grânulos corticais liberam enzimas que irão provocar um espessamento e endurecimento da zona pelúcida, impedindo assim a passagem de outros espermatozoides;
III) Os pronúcleos dos gametas  irão se unir no interior do óvulo, iniciando o desenvolvimento embrionário.

Esse modelo também será utilizado para a produção do vídeo em Stop Motion.


Grupo:


Ana Vitória Correia, Beatriz Sodré, Lais Moreira e Marcela Santos.

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Meninas, o texto está bom mas sentimos falta de mais detalhes sobre o processo de construção do modelo didático.