terça-feira, 28 de junho de 2016

Stop Motion - Descomplicando a Cadeia Respiratória.

Boa Noite, Leitores.

Hoje estamos postando a última etapa da disciplina EDP III, o produto final do stop motion. Com essa atividade tivemos a experiência de montar uma ferramenta didática que possa auxiliar na compreensão do mecanismo da cadeia respiratória, com ênfase na cadeia transportadora de elétrons.

A partir do modelo didático sobre a cadeia respiratória, que postamos anteriormente, fizemos uma sequência de fotos movimentando os elementos do mesmo. A dificuldade encontrada nesse momento foi manter a representação da mitocôndria imóvel e evitar diferenças de luz durante as fotos. Para resolver esse problema utilizamos a mesa de stop motion do laboratório de microscopia –UFTM (Campus Univerdecidade) que pode ser visualizada na imagem a baixo.



Fizemos a montagem e edição da sequência de fotos utilizando o programa Windows Movie Maker 2012, e tivemos um contratempo na produção final do vídeo. O programa em sua versão 2012 possui uma incompatibilidade com o computador onde o projeto foi salvo e quando o projeto era convertido em vídeo o arquivo apresentava somente o áudio. Após assistir vários tutoriais sobre o problema, percebemos que não havia solução e decidimos gravar a tela do computador usando o programa online apowersoft, ao executar o vídeo pelo Movie Maker.

Durante as reuniões com os professores orientadores, percebemos também que o Complexo II, presente no modelo didático, poderia ter sido representado com tamanho menor e mais periférico, e a Ulbiquinona posicionada melhor na parte polar da membrana interna da mitocôndria.

Confiram abaixo o produto final dessa experiência:

Título: Descomplicando a Cadeia Respiratória.



Alunos: Juliana Clara, Larissa Barbério, Luiz J F Gruppi, Manoela Lelis e Vinícius Dornfield.

Site do gravador online de tela: http://www.apowersoft.com.br/gravador-de-tela-gratis


Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, gostamos do texto claro e objetivo. As dicas sobre a incompatibilidade de versões do Movie Maker e das soluções encontradas foi interessante. Entretanto, é importante corrigirmos alguns pequenos detalhes no texto, tais como: a palavra UBIQUINONA foi escrita de forma incorreta e, o mais importante, o posicionamento dela é na porção apolar da membrana.