quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aula prática

Boa tarde pessoal,


  Vamos falar um pouco sobre a aula prática de microscopia eletrônica e postar algumas fotos, primeiro falaremos sobre a dificuldade do grupo em manusear o microscópio, pois era algo novo, também houve bastante dificuldade em tirar as fotos, pois é bastante difícil achar o foco, mas tirando essas dificuldades que acredito que sejam normais a aula foi bem bacana, interessante e muito produtiva. Abaixo vamos postar algumas fotos.







Microscópio óptico multiusual, abaixo colocaremos o nome de algumas partes:

1. Oculares: contêm as lentes oculares, as quais fornecem um poder de aumento de 10x a 15x, geralmente. É por aqui que você olha através.
2. Revólver: segura as lentes objetivas e pode ser girada facilmente para mudar o aumento.
3. Lentes objetivas: geralmente, há três ou quatro lentes objetivas em um microscópio, consistindo de poderes de aumento de 4x, 10x, 40x e 100x. A fim de obter o aumento total de uma imagem, você precisa multiplicar o aumento das lentes oculares pelo aumento das lentes objetivas. Portanto, se você utilizar em conjunto uma lente ocular de 10x com uma lente objetiva de 40x, o aumento total é de 10 x 40 = 400 vezes.
4. Presilhas: seguram a lâmina no lugar.
5. Platina: é uma plataforma plana que suporta a lâmina sendo analisada.
6. Diafragma: controla a intensidade e o tamanho do cone de luz projetado sobre o espécime. Como uma regra geral, quanto mais transparente o espécime, menos luz é requerida.
7. Fonte de luz: projeta luz para cima através do diafragma, lâmina e lentes.
8. Base: suporta o microscópio.
9. Condensador: ajuda a focar a luz sobre a amostra analisada. É particularmente útil quando utilizado em conjunto com as lentes objetivas mais poderosas.
10. Braço: suporta o microscópio quando carregado.
11. Botão macrométrico: quando o botão é girado, a platina é movida para cima ou para baixo, a fim de promover um ajuste grosso de foco.
12. Botão micrométrico: utilizado para um ajuste fino de foco.







 Imagem de uma célula vegetal, o foco da imagem é a importância da seta para identificar alguma parte da célula.

                                                           







                                       Elódia = Parede celular e cloroplasto. Aumento de 400x
                                       










                                                     Estômato aberto da planta tradescantia 




Grupo: Renata Ap. Pacheco Godoy / Beatriz Alves / Ana Cristina / Ítalo Rodrigues / Renato Oliveira


Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Olá pessoal. Com relação ao texto vamos fazer alguns apontamentos. O primeiro parágrafo está bastante grande, ou seja, sem pontuação adequada. Isso dificulta o entendimento do texto. É preciso revisar o texto escrito antes de postá-lo pois existem incorreções nas designações a respeito do tipo de microscópio. O microscópio mostrado em aula não é o microscópio eletrônico, como indicado no texto e sim o microscópio óptico multiusuário. Na segunda imagem apresentada a legenda faz uma associação direta entre o foco e a seta, os quais, na verdade, são recursos independentes. Ao escreverem o nome científico é importante ficarem atentos a forma correta da escrita. No caso deste texto, o nome científico (Gênero) deveria iniciar com letra maiúscula e estar destacado no texto (negrito, itálico ou sublinhado). Na descrição das partes do microscópio, a referência utilizada deveria ter sido citada. Além disso, a orientação dada foi a de escreverem o texto com suas próprias palavras evitando plágios. Fiquem atentos as próximas postagens e às nossas orientações, ok! Até mais.