quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aprendendo a fotografar no Microscópio

Olá Pessoal!
 Hoje estamos divulgando as aulas práticas de EDP3 dos dias (13/12 e 20/12/2012). Com o auxilio da professora Flávia Lima, que nos ajudou a manusear o microscópio óptico multiusual e depois fomos a outro laboratório com o professor Carlos Araújo para observação de algumas lâminas.
Ao iniciar a aula, a professora Flávia mostrou um microscópio óptico multiusual, explicou o funcionamento de todas as suas partes, além de instruções para manuseá-lo. Vimos que há diferentes tipos de lentes objetivas (4x: lente que mostra um aspecto geral, sem muito detalhes; 10x: obtêm uma maior aproximação;  40x: a lente mostra riqueza em detalhes, mas perde a noção de conjunto); e também os efeitos das fontes de luz, a funcionalidade do condensador, o diafragma, os ângulos corretos para um melhor foco e nitidez, o uso do macrômetro, micrômetro; as escalas de acordo com as lentes objetivas, e a utilização das setas para identificar o foco do estudo. A cada explicação, tínhamos uma demonstração com uma lâmina de célula vegetal, o que facilitava uma maior compreenssão. O grupo teve alguns estranhamentos ao se deparar com tantas instruções e muitos detalhes para o manuseio, além das dificuldades no momento de fotografar através da ocular devido à nossa inexperiência. Na outra sala também havia microscópios com lâminas de células vegetais e de ciclos mitódicos, e novamente a mesma dificuldade, embora nosso grupo acredite que esse tipo de experiência em aulas práticas enriquece nossa formação, pois saímos do que os livros mostram e entendemos de fato o que eles, professores, querem nos mostrar. Ficamos maravilhadas diante da riqueza de detalhes que vimos em um corte tão minúsculo de células, onde nunca podemos imaginar a olho nu !!!
Foto 1- Professora Flávia explicando as partes do microscópio e manuseio.
 

Foto 2 - Microscópio Óptico Multiusual.
 
                                         
Foto 3 - Elódea vista na lente de 400x.Estruturas observadas: estômatos e células anexas.
 
Grupo: Bruna Gabriela Antunes, Isabela Castro, Maria Luiza Ferreira, Suzane Brochine e Tainá Maraucci Aprile.

Um comentário:

Vera Lúcia. disse...

Olá pessoal. O texto está rico em detalhes, apresentando o que de fato aconteceu na sala de aula, parabéns. Mas cabem aqui alguns comentários a respeito do texto. Não entendemos o que de fato vocês quiseram dizer com "os ângulos corretos para um melhor foco". Só uma dica. Neste texto seria interessante não utilizarem a palavra "foco" - como na frase a seguir: "utilização das setas para identificar o foco do estudo", como objeto de estudo afinal, o foco aqui refere-se a um dos recursos disponíveis no equipamento. Sempre que terminarem de escrever, façam uma leitura cuidadosa, afim de evitarem erros de digitação, pontuação, etc que acabam empobrecendo o texto. Na foto 3, não é a Elódea que está sendo apresentada e sim a epiderme da Tradescantia, fiquem atentos, ok! Até mais.