quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Do modelo didático ao stop motion – O Neurônio


       Ao longo de todo processo de elaboração do nosso modelo didático, algumas alterações foram feitas, entre elas o corpo celular do nosso neurônio (imagem 1) que está diferente da ideia inicial. Foi muito trabalhoso fazer o modelo com biscuit. Foi um dia inteiro de preparo, desde a massa, que a Amanda Marques preparou, até o resultado final já que ela tem bastante habilidade com esse tipo de artesanato.  Usamos de cores fantasias para dar vida ao neurônio e ficar mais interessante a apresentação. Esperamos cerca de 72 horas até estar totalmente seco e pronto para darmos inicio ao nosso stop motion.


                                         Imagem 1 – neurônio feito com biscuit.



PROCESSO DE CONFECÇÃO DO NEURÔNIO:


                                         Amanda, Ana Carolina e um amigo.

      Após a finalização do modelo didático, o grupo passou a pensar em como seria a mensagem que queríamos passar e por em prática elaborando nosso vídeo.
       Sabemos que em um neurônio, os estímulos seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte. No caso das sinapses presentes entre as células nervosas, elas podem ser classificadas em químicas ou elétricas.  Optamos por mostrar a sinapse química (imagem 2). Nela, a transmissão da informação ocorre e maneira indireta por meio de mediadores químicos. As células são isoladas eletricamente uma da outra, e a célula pré-sináptica é isolada da pós-sináptica por uma fenda sináptica, espaço esse que separam duas células nervosas e que mede cerca de 20 a 30 nanômetros.

                                          Imagem 2 - 

       As vesículas sinápticas contem  neurotransmissores, que são mediadores químicos, e que são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso do impulso nervoso através das sinapses .  
       Parece ser um assunto complexo e de difícil entendimento, mas quando postarmos logo mais o nosso stop motion finalizado no blog ficará muito mais fácil. Nosso vídeo ficou muito legal e foi empolgante começar a faze-lo onde muitas ideias surgiam e sempre tínhamos vontade de melhora-lo.

Referencias:
JUNQUEIRA, Luiz C. ; CARNEIRO, José. Histologia Básica. 9° ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A.1999.

Nishida, Silvia M. Mecanismos de comunicação entre os neurônios e dos neurônios com os órgãos efetuadores. Ciclo de Neurofisiologia. Curso de Fisiologia , IB Unesp-Botucatu, 2007.


Grupo: Amanda Marques, Ana Carolina Roque, Jacqueline Hipólito, Jéssika Borges, Pedro Gomes e Tatiane Barbosa.





Nenhum comentário: