quinta-feira, 22 de novembro de 2018

EDP III, 2018.2 - Stop Motion: Ciclo de Vida das Angiospermas




Olá galera!
Hoje viemos falar sobre nosso último trabalho no EDP III, o Stop Motion. Escolhemos o tema ciclo de vida das angiospermas como já havíamos mencionado nas postagens anteriores do blog. Tivemos muitas dificuldades por ser um tema extenso e também pelo material escolhido para elaborá-lo. Cada peça foi cuidadosamente moldada em EVA, durante a criação do modelo didático para então ser usado no desenvolvimento do Stop Motion.
Tivemos dificuldades em desenvolver estratégias para possibilitar movimentos ao nosso projeto, para que as imagens não ficassem jogadas ao acaso de forma a inibir a necessidade do ritmo e movimentos nas fotos.
Na primeira tentativa agendamos o laboratório de microscopia (Fig.1) para que pudéssemos utilizar a mesa de iluminação para tirar as fotos, mas infelizmente o foco da câmera não colaborou e tivemos problemas com a diferença na claridade das fotos, o que demostrava uma certa mudança no cenário de forma negativa.

Fig.1Grupo reunido no Laboratório de Microscopia para organização do Stop Motion, com participação da orientadora.


Já na segunda tentativa tivemos a ideia de fazer na casa de um dos integrantes, nos reunimos e utilizamos uma mesa com boa iluminação e um tripé de selfie improvisado para retirar as fotos. Tivemos que tirar muitas fotos, inclusive as já apresentadas da primeira parte, por terem havido diferença na iluminação.
Cada peça do modelo didático foi cuidadosamente movimentada com o auxilio de uma pinça, várias fotos foram tiradas e enviadas para o programa gratuito chamado Wondershare Filmora, onde foram feitas as edições necessárias para a criação do vídeo. Entretanto tivemos dificuldades em relação a quantidade de fotos tiradas que ultrapassavam o tempo limite estipulado pelos orientadores, nesse sentido nos atemos ao aumento da velocidade nos períodos iniciais de germinação dando ênfase na divisão celular durante a formação do embrião e do grão de pólen. Parte dele foi desenvolvido no Parque das Acácias (Fig.2), onde foram tiradas as fotos de introdução e conclusão do Stop Motion.
Fig.2 - Grupo reunido no Parque das Acácias. 
Finalmente mesmo em meio a alguns momentos de estresses e dificuldades perante as inúmeras coisas a serem feitas, nós conseguimos, e o trabalho foi entregue com sucesso! Queremos agradecer a todos que nos acompanharam por esse árduo caminho e até a próxima!



Autores: Dayana Diniz, Isabela Tosi, Lilian Leite, Lucas Ortolan e Victor Paes. 

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, gostamos do texto que está claro. As imagens mostram um pouco da trajetória do trabalho, o que é interessante. Apesar da dificuldades do grupo no meio do caminho vocês conseguiram concluir a tarefa com sucesso. Além disso, aqueles pequenos detalhes do conteúdo presentes no vídeo foram esclarecidos pessoalmente.