quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Produção de Modelo Didático – Teoria Endossimbiótica.

Boa noite pessoal!!

                Aqui estamos novamente para descrever o processo de criação e produção do material que foi apresentado como modelo didático na disciplina de EDP III. Desta vez procuramos um tema recorrente dentro das aulas de Ciências e que fosse de certa maneira difícil de se acompanhar e compreender por conta de seu caráter teórico.         

Pois bem, desta maneira chegamos primeiramente ao tema relacionado ao “Crossing Over’’ que ocorre durante a gametogênese e dá origem a variabilidade genética existente nos processos reprodutivos humanos.
Mas como toda ideia é outra na prática e visto a demanda de tempo, materiais e funcionalidade do material didático, não foi possível dar sequência a esta temática pois a maneira em que disponibilizaríamos seria em painéis de ferro com os cromossomos dispostos anexados a imã e todo processo da Meiose seria reproduzido através de condução magnética por trás do tal painel.         
                Enfim, sem mais delongas pra não parecer que somos fanfarrões embora levando o assunto com seriedade e vontade de fazer algo criativo e diferente para o ensino de Ciências....      NÃO DEU CERTO!           
                               É; pode até dar com mais calma, tempo e apoio financeiro mas desta vez não foi possível.
E agora? Então, partimos para um tema que pudéssemos trabalhar de maneira mais objetiva para o resultado final com qualidade.
Por fim, pensamos que muitas vezes as teorias existentes dentro da biologia como um todo compreendem uma realidade microscópica, já não existente e também que utiliza termos e considerações complexas sendo que ilustrações e métodos de aprendizagem mais práticos e visuais podem trazer maior facilidade na aprendizagem pois o tema está visualmente exposto e seus componentes e objetos de estudos estão esquematizados exemplificando processos.
Aonde chegamos com esse bla-bla-bla?
                Na teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, em um livro intitulado Symbiosis in Cell Evolytion. Essa teoria explica como os cloroplastos e as mitocôndrias surgiram nas células eucarióticas. 
                Com a confecção feita em painel de isopor, com as organelas e células procariontes/eucariontes confeccionadas em massa de modelar, o processo que ocorre na teoria foi devidamente ilustrado em uma espécie de passo-a-passo de como toda a teoria descreve as etapas e possibilidades então montado no painel de isopor. (Figura 1.)
                As dificuldades se deram por conta do primeiro processo que não deu certo e também pelo tempo que o primeiro processo demandou, sobrando pouco tempo para confecção do segundo porém conseguimos êxito devido a objetividade e simplicidade em descrever o tema.              
                É de grande importância que existam modos e didáticas alternativas para se explicar teorias complicadas ou distantes da realidade escolar por conta do seu cunho cientifico ou teórico excessivo.

                Por hoje é só pessoal, voltaremos em breve com post sobre o STOPMOTION que produziremos colocando esse painel em movimento para demonstrar a teoria endossimbiótica.
               
                Até a próxima!!

FIGURAS
Figura 1

Figura 2
Figura 3

Figura 4


Figura 5

Figura 6

Figura 7

Figura 8




Grupo: Ítalo Lima, Iara Sampaio, Letícia Fausto e Izabela Gomes.
Referências Bibliográficas:
-Bruce Alberts, Alexander Johnson, Julian Lewis, Martin Raff, Keith Roberts and Peter Walter, Molecular Biology of the Cell, Garland Science, New York, 2002.
-L. Margulis (1981). Symbiosis in Cell evolution. Freeman, New York. L. Margulis (1992), Symbiosis in Cell Evolution: Microbial Communities in the Archean and Proterozoic Eons, Freeman, New York.
-SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Teoria endossimbiótica"; Brasil Escola. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/biologia/teoria-endossimbiotica.htm. Acesso em 18 de outubro de 2017.

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, apesar de termos acompanhado toda a discussão sobre a construção do modelo, ficou difícil, até para nós, pela leitura do texto, visualizarmos e compreendermos o que vocês fizeram. Frases como a que vem a seguir, ilustram o que queremos dizer: "Por fim, pensamos que muitas vezes as teorias existentes dentro da biologia como um todo compreendem uma realidade microscópica, já não existente e também que utiliza termos e considerações complexas sendo que ilustrações e métodos de aprendizagem mais práticos e visuais podem trazer maior facilidade na aprendizagem pois o tema está visualmente exposto e seus componentes e objetos de estudos estão esquematizados exemplificando processos.
Aonde chegamos com esse bla-bla-bla?" Também gostaríamos de saber... Além disso, essa atividade foi pensada para que vocês, dentre outras coisas, exercitem a elaboração dos próprios textos.
Verificamos que a frase " A teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, em um livro intitulado Symbiosis in Cell Evolytion. Essa teoria explica como os cloroplastos e as mitocôndrias surgiram nas células eucarióticas." foi copiada literalmente do seguinte endereço: mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/teoria-endossimbiotica.htm. Isso é plágio. Ademais, quando adicionamos figuras a um texto, essas devem ser citadas e apresentarem legendas.