quarta-feira, 25 de abril de 2012


  Boa tarde! 
Durante nossas aulas de EDP III, tivemos que escrever dois tipos de textos relacionados a qualquer uma das matérias especificas que temos (Bioquímica, morfofisiologia celular e anatomia vegetal) para o trabalho de Ciência itinerante. No processo de decisão do tema, a princípio, o grupo teve a ideia de abordar o tema fungos ou bactérias tendo em vista que na nossa visão seria um assunto interessante para a população, porém o mesmo não foi escolhido por acharmos que o tema não se encaixava nas matérias propostas (Bioquímica, morfofisiologia celular e anatomia vegetal). Então, o grupo decidiu escolher algo que chamasse a atenção das pessoas e que fosse parte do cotidiano delas. Ocorreram-nos dois temas abordados anteriormente nas aulas de anatomia vegetal, que são alterações do plastídeo (interconvecção) que altera a coloração dos frutos, por exemplo, tomate, pimentão, etc; e o crescimento das plantas, principalmente em relação às podas das regiões meristemáticas. Após serem escolhidos os temas, começamos a escrever sobre eles. Tivemos grandes dificuldades de transmitir o conhecimento científico em uma linguagem mais acessível à população e também sintetizar o conteúdo de forma que fosse possível introduzi-lo no formato do projeto ‘Ciência itinerante’ pré- estabelecido. Com base nos nossos conhecimentos e nas aulas assistidas conseguimos escrever sobre os dois temas. Os professores propuseram uma aula para que pudéssemos apresentar o esboço do nosso projeto e fazer as devidas correções. Nessa aula a professora Flávia e o professor Carlos nos sugeriram que fizéssemos algumas alterações nos textos. Após as correções feitas levamos os textos modificados para a professora Flávia analisar. Depois disso tivemos que ajustar mais alguns detalhes, de acordo com a correção da professora. Com os textos já prontos e corrigidos, levaremos os mesmos em um CD para os professores, e assim poderão sair para circulação.

Grupo:  Igor Ballego, Letícia Costa, Mirley de Oliveira, Pedro Henrique Morais e Rejane Leal.
              

Um comentário:

Flávia disse...

Pessoal, coloquem, das próximas vezes, os nomes corretos nas disciplinas cursadas neste período. Vale a pena dar uma leitura no texto antes de postá-lo, pois existem trechos de frases repetidas e que poderiam ser suprimidos. Gostamos da maneira como relataram o processo de construção do Ciência Itinerante.