terça-feira, 21 de junho de 2011

Células que emitem luz laser

Células do rim humano florescentes: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2011/06/110613_celula_laser_mv.shtml

Em um artigo publicado recentemente cientistas americanos descrevem a indução de uma célula para produzir luz laser, o que pode ser muito útil na obtenção de imagens microscópicas de qualidade superior e para possíveis tratamentos que utilizem luz.

A técnica baseia-se na reprogramação genética de uma célula, para que esta produza uma proteína encontrada naturalmente em uma espécie de água-viva capaz de emitir luz verde quando iluminada à luz azul. Essa proteína verde florescente é a GFP (abreviação do inglês Green Fluorescent Protein) para amplificação da luz, tendo em vista que esta pode ser utilizada como uma “lanterna” para iluminar os sistemas vivos. Entretanto os cientistas responsáveis pelo estudo enfatizam que esta é a primeira vez que um organismo vivo é usado para produzir luz laser.

Para realização dessa pesquisa foram colocadas células do rim humano entre dois espelhos minúsculos, uma de cada vez. Os espelhos aturam como uma cavidade para banhar a célula com rais de luz refletidos múltiplas vezes. Após o banho as células foram expostas à luz azul e passaram a emitir luz verde, que gerou o raio laser, ao ser direcionada pelos espelhos.

Vale ressaltar que as células continuaram vivas durante e depois do experimento.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2011/06/110613_celula_laser_mv.shtml

2 comentários:

Vera Lúcia. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Lúcia. disse...

Pessoal, insistimos na idéia de que vocês devem escrever seus proprios textos e não somente recorta-los. É interessante também que vocês leiam o texto antes de postar pois, erros de digitação foram percebidos. Busquem mais informações sobre o que vão escrever, uma leitura crítica do texto é importante.