sábado, 3 de novembro de 2018

Modelo didático: "Teoria da endossimbiose "

Caros leitores, um bom dia.

Viemos convida-los para conhecer um pouco mais das etapas do nosso projeto da disciplina de Estudos e Desenvolvimento de Projetos III, agradecendo primeiramente a atenção de todos. O modelo didático, realizado na Universidade Federal de Uberaba propõe mostrarmos nossas ideias criativas realizadas com muito carinho com o objetivo de troca de aprendizado e Feed Back sobre nossos projetos.
Nosso tema seria a Teoria da Endossimbiose, relacionado com o projeto Ciência Itinerante, também presente neste blog. No começo tivemos algumas dificuldades com a ideia que o grupo apresentou, na qual se baseia na primeira parte da teoria mostrando como as mitocôndrias foram englobadas nas células eucariotas e qual a relação desta teoria para quando um organismo vive dentro outro, ocorrendo uma troca mútua de benefícios, tentamos demostrar o modelo didático no isopor, porém, foi uma tentativa falha. Prosseguimos com os desenhos das células em cartolina, cortamos e usamos o isopor somente para suporte, na segunda parte usamos massinha para fazer as organelas das células, mas a massinha secou e foi substituída por biscuit (cores ilustrativas) e por fim usamos verniz para selar a tinta. Desse modo como mostram as imagens abaixo ficou nosso modelo didático.

Imagem 1 – Materiais usados para confecção do modelo didático
Imagem 2 – Modelo didático pronto para confecção do STOP MOTION


Os principais desafios na elaboração desse modelo foram o conhecimento a fundo do assunto e colocar as ideias e criatividade em prática, aprendendo com os erros, mas, necessários para conhecimento de materiais certos e interesse de todos do grupo.
Chegando ao final dessa postagem da segunda atividade da disciplina gostaríamos de agradecer novamente a todos pela atenção e espero que tenham gostado de saber um pouco mais como estão sendo nosso desenvolvimento e crescimento ao decorrer dos projetos. Aguardo vocês na próxima postagem para saber e conhecer como ficou nosso STOP MOTION mostrando como ocorre a primeira fase da Teoria da Endossimbiose. Até a próxima!
VIVIANA, Carolina; DEI, Claudenice; ALMEIDA, Eveline; DAVID, Manoel; MARIA, Sandra. Livro: Organização dos Seres Vivos. PDF. P. 66-77. Acesso: 8 de setembro de 2018.
Grupo:  Ana Carolina Fernandes, Ana Luisa Masson, Larissa Matos







Um comentário:

Flávia Lima disse...

Meninas, quando uma figura é incorporada em um trabalho é importante chamá-la no texto, assim como colocar o enunciado e/ou legendas em cada uma delas. Novamente, erraram o nome da universidade na qual estudam. O primeiro parágrafo parece uma cópia da primeira postagem. Dessa vez, vocês contaram as dificuldades encontradas ao longo da execução da atividade e foi interessante postarem os bastidores do trabalho.