quinta-feira, 22 de novembro de 2018

2018.2 - Modelo didático e Stop Motion do Ciclo de Krebs.


 Nosso grupo escolheu como tema para este Stop Motion o Ciclo de Krebs. O ciclo é um pesadelo para muitos alunos da graduação por sua complexidade e o intuito do vídeo foi facilitar a compreensão – ou abstração – desse fenômeno tão importante para a célula e para o estudante de bioquímica.
Ficamos surpresos por não ter este tema no blog, afinal é um assunto muito recorrente da disciplina de bioquímica. Isso só mostra que: ou os alunos não se interessam por esse tema, ou tem dificuldade e preferem optar por outros temas menos complexos. As duas coisas é um problema pedagógico. Então assumimos o “fardo” de fazer essa transposição pedagógica para os alunos do curso.
Então a pergunta para que público este Stop Motion foi feito? já foi respondida. Ensino superior.
No relato anterior, descrevemos as dificuldades que tivemos de construir o modelo didático, neste post vamos discutir o trabalho final.
Além do vídeo, também confeccionamos um jogo, o Dominó do ciclo de Krebs. O jogo é uma implementação de nosso trabalho onde construímos cartas com todas as moléculas envolvidas no ciclo. O jogo terá dois jogadores apenas, para melhor aproveitamento informativo destes. Ambos os alunos vão sacar uma carta de cada vez num monte embaralhado e terá que preencher o ciclo no mapa que projetamos. O aluno que acertar mais vezes ganha.




A edição do vídeo se mostrou um desafio já que ninguém do grupo tem um domínio desses programas. O jeito foi tentativo e erro. Baixamos vários programas e fomos vendo qual era o mais intuitivo e tinha mais ferramentas para explorar, como filmora, animator HD e windows movie maker. O filmora se mostrou um programa interessante, no entanto para exportar o vídeo precisava ter a versão paga. A segunda opção mais acessível foi o windows movie maker, então optamos por ele.
O vídeo começa com um aluno estudando o ciclo no livro de bioquímica, e em certo momento seus pensamentos dominam a tela e as moléculas do ciclo começam a emergir. Vale destacar aqui que a primeira molécula não é o ciclo propriamente dito, se trata do piruvato, um subproduto da glicólise. Cada glicólise produz dois piruvatos e portanto o ciclo ocorre duas vezes para cada glicose. Estes piruvatos entram na matriz mitocondrial onde se transformarm em acetil Coa através de uma reação química. O acetil Coa é a primeira molécula do ciclo.
Outra coisa que é importante ser mencionada é que os produtos finais que aparecem no vídeo: 4 NADH, 1 FADH2 e 1 ATP levam em conta aquele NADH produzido na reação que precede o ciclo de Krebs.
Por fim, esperam que gostem do vídeo e que este contribua para uma elucidação deste fenômeno tão mal compreendido.


Discentes: Diego dos Reis Santos
Eurípedes Barsanufo







Um comentário:

Flávia Lima disse...

Meninos, o texto foi bastante elucidativo sobre a trajetória do trabalho. Vocês levaram em consideração alguns comentários feitos no momento socialização da atividade em sala de aula. Isso foi muito bom! No entanto, seria bom fazer uma leitura prévia do texto antes da postagem, pois verificamos alguns errinhos que poderiam ser facilmente percebidos com essa revisão. É importante chamar a figura inserida no texto, além de colocar um enunciado.