quinta-feira, 22 de novembro de 2018

2018/2 Stop Motion: A molécula de glicose e o glicogênio

Sejam Bem Vindos !

Para a realização do nosso stop motion utilizamos um modelo didático focado para aulas de bioquímica. Nosso modelo foi a confecção de moléculas de glicose, uma molécula de ATP, uma molécula de UTP e uma estrutura que representava uma proteina. 

Para construir o modelo utilizamos bolinhas de isopor, em diferentes tamanhos e corespara representar os diferentes elementos químicos que constituem as moléculas de glicose, ATP e UTP, assim como ADP e UDP. Para representar as ligações utilizamos palito de dente, e diferenciamos as ligações pintando os palitos de cores diferentes. Para a confecção da proteina utilizamos feltro e estufamos com algodão para representar uma estrutura próxima ao 3D.





















Nossa ideia foi utilizar essas estruturas para representar a formação do glicogênio. Primeiramente apresentamos a molécula de glicose, os elementos que a compõe e as ligações. Após as moléculas serem devidamente apresentadas e identificadas iniciamos o processo de energização da molécula de glicose, através da quebra do ATP e UTP, para que ela possa se unir ao glicogênio. Por último apresentamos como o glicogênio se forma inicialmente, para que assim, através do processo que explicamos anteriormente, novas moléculas de glicose possam ser inseridas no glicogênio, além de apresentar a formação das cadeias ramificadas, que são uma parte importante na composição da molécula de glicogênio.

Achamos a ideia de trabalhar esse modelo didático muito produtiva, uma vez que é possível remanejar os elementos de forma livre, se torna possível montar diferentes moléculas e assim trabalhar diferentes áreas daquele conhecimento, além de proporcionar ao aluno a experiencia de montar sozinha uma molécula presente no nosso corpo. O material é de fácil acesso e preço bem acessível. A complexidade de sua confecção varia do tipo de molécula desejada à semelhança almejada pelo educador ou aquele q irá ministrar uma atividade, seja ela qual for, utilizando esse tipo de modelo. No nosso, em particular, a maior dificuldade foi manter a molécula o mais fiel possível à realidade, tanto em sua disposição espacial quanto na diferença de tamanho entre os elementos constituintes da molécula. 

Para o stop motion utilizamos as mesmas etapas descritas no inicio do post, apresentação da molécula, energização da glicose e formação e ramificação do glicogênio, destacando os principais passos desses processos. Utilizamos o programa Movie Maker para editar as fotos. 

Foi um grande desafio encontrar um ambiente no qual a molécula de glicose pudesse aparecer de maneira ampla, sem interferência de luz e sem que alguma parte da molécula ficasse oculta durante todo o processo fotográfico, também foi preciso modificar algumas cores no modelo para adaptar à cor de fundo nas fotos. A cima de tudo, nossa maior dificuldade foi durante a edição do vídeo pois utilizamos a narração como ferramenta para explicar os processos que ocorriam durante o vídeo, o que acabou por se provar uma tarefa muito difícil, sincronizar o áudio com as imagens de modo que a narração estivesse plenamente de acordo com os eventos que ocorriam naquele momento. 

Por fim, foi uma experiencia gratificante trabalhar com esse modelo e poder descobrir uma nova forma de utilizar um mesmo recurso para trabalhar diferentes áreas do conhecimento, um recurso que inclui o aluno no processo de construção de conhecimento.  

Segue em anexo o Stop Motion: A molécula de glicose e o glicogênio


Agradecemos a atenção de todos e esperamos ter contribuído de alguma forma através do relato de nossa experiencia ao confeccionar esse modelo e realizar o stop motion. 

Atenciosamente 

Camila Carreira Monteverdi 
Ana Clara Faleiros Nogueira 
Mateus Henrique 
João Francisco T. Sampaio




Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, quando uma figura é incorporada em um trabalho é importante chamá-la no texto, assim como colocar o enunciado e/ou legendas em cada uma delas. A trajetória foi descrita, porém esta teria sido mais clara com frases mais curtas e objetivas. Não encontramos a postagem sobre o modelo didático. O que houve, já que vários integrantes têm acesso ao blog como autores?