Queridos
leitores, se aconcheguem novamente e embarquem conosco nessa segunda postagem,
pois iremos relatar mais uma etapa da nossa jornada na disciplina de Estudos e
Desenvolvimento de projetos III.
A
segunda proposta de atividade que nos foi solicitada consiste no
desenvolvimento de um material didático. Inicialmente, enfrentamos grandes
dificuldades para a escolha da área que iriamos confeccioná-lo e também o
conteúdo que abordaríamos. Porém, o grupo chegou em um consenso e optamos por
elaborar um material que abordasse o "Ciclo de vida das Angiospermas", da mesma maneira que nos
foi introduzido nas aulas de Anatomia Vegetal.
Em
seguida, encaramos um desafio para decidirmos um material adequado para
iniciarmos a nossa atividade. Optamos por utilizar EVA, feltro e velcro para a produção.
O grupo se reuniu (Fig.1) e nosso primeiro passo foi desenhar moldes das etapas
do ciclo em papel sulfite. Com os moldes já prontos, transcrevemos os desenhos
dessas etapas para o EVA (Fig.2).
Fig. 1 - Grupo reunido para a confecção do material didático.
Fig. 2 - Transcrição dos moldes para o EVA.
Posteriormente,
colamos atrás do EVA um velcro (Fig.3), permitindo que essas etapas
funcionassem como “peças”, que seriam grudadas ou desgrudadas do feltro. Utilizamos
o feltro como tecido para constituir a base do nosso material didático, ou
seja, o plano de fundo onde todo o ciclo seria montado.
Fig. 3 - Peça com o velcro aderido.
Sem
dúvidas, uma grande adversidade foi retratar as etapas do ciclo já pensando em
como iriamos fazer a nossa próxima atividade da disciplina, o Stop Motion. Não bastava somente
retratarmos no material didático as principais etapas, foi necessário
colocarmos outras etapas, que demonstrassem com mais detalhes sobre o que
realmente acontece. Mesmo assim, não foi acrescentado no modelo didático final
todas as etapas necessárias para a produção do Stop Motion, pois acreditamos
que o acúmulo de informações acabaria confundindo nosso público alvo quando o
modelo fosse utilizado.
Ao
desenvolver o "Ciclo de vida das Angiospermas", tentamos ao máximo nos
aproximar de todas as fases do seu desenvolvimento, retratando desde as
divisões que ocorrem nos Gametófitos masculinos e femininos das plantas, a
polinização, a dupla fecundação, o desenvolvimento do embrião, até o
crescimento de uma planta adulta de Angiosperma.
Depois
de muitas mudanças e após refazermos várias vezes as etapas, chegamos a nossa
versão final do modelo didático (Fig.4).
Fig. 4 - Material didático finalizado demonstrando o Ciclo de vida das Angiospermas.
Esperamos, caros leitores, que vocês
apreciem e se inspirem com o nosso material didático. E por favor, não percam o que ainda
está por vir. Fiquem de olho, e aguardem a nossa próxima postagem!
Autores: Dayana Diniz, Isabela Tosi, Lilian Leite, Lucas Ortolan e Victor Paes.
Autores: Dayana Diniz, Isabela Tosi, Lilian Leite, Lucas Ortolan e Victor Paes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário