Olá
pessoal! Hoje estamos finalizando a nossa disciplina de EDP III e vamos contar
pra vocês a história de como realizamos o Stop Motion, última atividade proposta.
Após a confecção do modelo didático e de todos os testes que foram realizados,
tivemos a certeza de que a nossa ideia era viável e que seria possível fazer o
Stop Motion a partir dela.
O
primeiro passo foi criar um cenário e uma estrutura para que pudéssemos colocar
o modelo didático e fazer as fotos que dariam origem ao vídeo. Para isso escolhemos
um lugar tranquilo, com pouca movimentação e com entrada de luz para que a
semente do milho pudesse se desenvolver conforme o esperado. Era importante que
o modelo didático ficasse sempre na mesma posição em todas as fotos, então
decidimos usar um tripé com uma câmera fixa durante todo o experimento, e
optamos por um cenário com um fundo branco (Figura 1). Montada essa estrutura,
foram realizados diversos testes de fotografia para que pudéssemos encontrar a
melhor posição da câmera para fazer as fotos, onde não houvesse nenhuma
interferência como reflexos, sombras, e ainda falta ou excesso de luz natural
ou artificial.
Resolvidos
esses detalhes, plantamos novamente a semente de milho no modelo didático que
foi colocado em uma posição definida, ficando imóvel até o final do
experimento. Assim começamos fotografar o desenvolvimento da semente de milho,
com o surgimento de todas as suas estruturas (Figura 2).
Foi
um experimento bastante longo e também cansativo. Observamos, através do modelo
didático, a germinação e surgimento das primeiras estruturas na semente do
milho durante 12 dias, tirando fotos praticamente de hora em hora. Isso foi
necessário para não perder nenhuma etapa da germinação, já que o desenvolvimento
da semente do milho é bastante rápido, caso contrário, poderíamos perder o
surgimento de alguma estrutura importante, e o nosso vídeo final ficaria com
falhas na hora de mostrar a geminação completa. Lembrando que, por segurança e
precaução, todo esse processo foi realizado simultaneamente em duas frentes de
trabalho, assim, caso uma delas apresentasse algum problema, ainda
teríamos a outra.
Ao
final dos 12 dias de observação, já tínhamos fotos suficientes para a montagem
do vídeo. Conferindo as fotografias do experimento percebemos que conseguimos
fotografar, conforme o proposto inicialmente, a germinação completa da semente de milho.
Enquanto
a semente germinava, além de fotografar o processo, também começamos a criar uma
história e um roteiro para o nosso Stop Motion. Desde o início do processo de
montagem do modelo didático já imaginávamos que ele poderia ajudar os professores
no ensino de botânica e estimular o aprendizado e a criatividade dos alunos,
então optamos por fazer o vídeo nessa mesma linha. Elaboramos uma aula de
germinação de sementes, que usou como exemplo a nossa semente de milho (uma
monocotiledônea, da família Poaceae),
onde o professor descreveu toda a teoria, apontando as estruturas do embrião e
as suas funções, e depois mostrou essa teoria na prática, através da observação
ao vivo com a ajuda do modelo didático (Figura 3).
Para
confeccionar o vídeo usamos dois programas de computador, o editor de imagens
Photoshop e o software de edição de vídeos Adobe Premiere. A montagem do Stop
Motion não foi um processo simples, foi necessário um trabalho de pesquisa para
aprender a utilizar corretamente e aproveitar da melhor maneira os recursos
oferecidos pelo programa de edição de vídeo.
Enfim,
todo o processo de criação – pré-produção, produção e pós-produção – do Stop
Motion foi bastante complexo e desafiador. Foi um projeto de praticamente um
semestre inteiro, que englobou desde os primeiros protótipos do modelo didático
e os primeiros testes de germinação, passando pelos os testes com o modelo
didático na sua versão final, os 12 dias que ficamos fotografando e finalizando
com a confecção do vídeo propriamente dito. Todas essas etapas nos exigiram
muito, mas no final ficamos bastante satisfeitos com o resultado.
Bom,
é isso! Obrigado por acompanharem a gente durante esse semestre!
Tomara
que vocês gostem e se divirtam assistindo o nosso Stop Motion!
Até a próxima!
Autores: Glauco Firmino, Jéssica Santos, Luciana Alteff, Nayara Duarte.
Um comentário:
Pessoal, gostamos do texto e do trabalho ao longo do semestre. Parabéns pelo stop motion!
Postar um comentário