quinta-feira, 22 de novembro de 2018

EDP III 2018.2 - Stop Motion - "Aula de hoje: germinação!"

        Olá pessoal! Hoje estamos finalizando a nossa disciplina de EDP III e vamos contar pra vocês a história de como realizamos o Stop Motion, última atividade proposta. Após a confecção do modelo didático e de todos os testes que foram realizados, tivemos a certeza de que a nossa ideia era viável e que seria possível fazer o Stop Motion a partir dela.
        O primeiro passo foi criar um cenário e uma estrutura para que pudéssemos colocar o modelo didático e fazer as fotos que dariam origem ao vídeo. Para isso escolhemos um lugar tranquilo, com pouca movimentação e com entrada de luz para que a semente do milho pudesse se desenvolver conforme o esperado. Era importante que o modelo didático ficasse sempre na mesma posição em todas as fotos, então decidimos usar um tripé com uma câmera fixa durante todo o experimento, e optamos por um cenário com um fundo branco (Figura 1). Montada essa estrutura, foram realizados diversos testes de fotografia para que pudéssemos encontrar a melhor posição da câmera para fazer as fotos, onde não houvesse nenhuma interferência como reflexos, sombras, e ainda falta ou excesso de luz natural ou artificial.

         Resolvidos esses detalhes, plantamos novamente a semente de milho no modelo didático que foi colocado em uma posição definida, ficando imóvel até o final do experimento. Assim começamos fotografar o desenvolvimento da semente de milho, com o surgimento de todas as suas estruturas (Figura 2).

       Foi um experimento bastante longo e também cansativo. Observamos, através do modelo didático, a germinação e surgimento das primeiras estruturas na semente do milho durante 12 dias, tirando fotos praticamente de hora em hora. Isso foi necessário para não perder nenhuma etapa da germinação, já que o desenvolvimento da semente do milho é bastante rápido, caso contrário, poderíamos perder o surgimento de alguma estrutura importante, e o nosso vídeo final ficaria com falhas na hora de mostrar a geminação completa. Lembrando que, por segurança e precaução, todo esse processo foi realizado simultaneamente em duas frentes de trabalho, assim, caso uma delas apresentasse algum problema, ainda teríamos a outra.
        Ao final dos 12 dias de observação, já tínhamos fotos suficientes para a montagem do vídeo. Conferindo as fotografias do experimento percebemos que conseguimos fotografar, conforme o proposto inicialmente, a germinação completa da semente de milho.
        Enquanto a semente germinava, além de fotografar o processo, também começamos a criar uma história e um roteiro para o nosso Stop Motion. Desde o início do processo de montagem do modelo didático já imaginávamos que ele poderia ajudar os professores no ensino de botânica e estimular o aprendizado e a criatividade dos alunos, então optamos por fazer o vídeo nessa mesma linha. Elaboramos uma aula de germinação de sementes, que usou como exemplo a nossa semente de milho (uma monocotiledônea, da família Poaceae), onde o professor descreveu toda a teoria, apontando as estruturas do embrião e as suas funções, e depois mostrou essa teoria na prática, através da observação ao vivo com a ajuda do modelo didático (Figura 3).

       Para confeccionar o vídeo usamos dois programas de computador, o editor de imagens Photoshop e o software de edição de vídeos Adobe Premiere. A montagem do Stop Motion não foi um processo simples, foi necessário um trabalho de pesquisa para aprender a utilizar corretamente e aproveitar da melhor maneira os recursos oferecidos pelo programa de edição de vídeo. 
       Enfim, todo o processo de criação – pré-produção, produção e pós-produção – do Stop Motion foi bastante complexo e desafiador. Foi um projeto de praticamente um semestre inteiro, que englobou desde os primeiros protótipos do modelo didático e os primeiros testes de germinação, passando pelos os testes com o modelo didático na sua versão final, os 12 dias que ficamos fotografando e finalizando com a confecção do vídeo propriamente dito. Todas essas etapas nos exigiram muito, mas no final ficamos bastante satisfeitos com o resultado.
        Bom, é isso! Obrigado por acompanharem a gente durante esse semestre!
        Tomara que vocês gostem e se divirtam assistindo o nosso Stop Motion!
        Até a próxima! 
 

Autores: Glauco Firmino, Jéssica Santos, Luciana Alteff, Nayara Duarte.

Um comentário:

Flávia Lima disse...

Pessoal, gostamos do texto e do trabalho ao longo do semestre. Parabéns pelo stop motion!