Nosso grupo escolheu como tema para este Stop Motion o Ciclo de
Krebs. O ciclo é um pesadelo
para muitos alunos da graduação por sua complexidade e o intuito do
vídeo foi facilitar a compreensão – ou abstração – desse
fenômeno tão importante para a célula e para o estudante de
bioquímica.
Ficamos surpresos por não ter este tema no blog, afinal é um
assunto muito recorrente da disciplina de bioquímica. Isso só
mostra que: ou os alunos não se interessam por esse tema, ou tem
dificuldade e preferem optar por outros temas menos complexos. As
duas coisas é um problema pedagógico. Então assumimos o “fardo”
de fazer essa transposição pedagógica para os alunos do curso.
Então a pergunta para que
público este Stop Motion foi feito? já
foi respondida. Ensino superior.
No relato anterior, descrevemos as dificuldades que tivemos de
construir o modelo didático, neste post vamos discutir o trabalho
final.
Além do vídeo, também
confeccionamos um jogo, o Dominó do ciclo de Krebs.
O jogo é uma implementação de nosso trabalho onde construímos
cartas com todas as moléculas envolvidas no
ciclo. O jogo terá dois jogadores apenas, para melhor aproveitamento
informativo destes. Ambos os alunos vão sacar uma carta de cada vez
num monte embaralhado e terá que preencher o ciclo no mapa que
projetamos. O aluno que acertar mais vezes ganha.
A edição do vídeo se mostrou um
desafio já que ninguém do grupo
tem um domínio desses
programas. O jeito foi tentativo e erro. Baixamos
vários programas e fomos
vendo qual
era o mais intuitivo e tinha mais ferramentas para explorar, como
filmora, animator
HD e windows movie
maker. O filmora se mostrou um
programa interessante, no entanto para exportar o vídeo precisava
ter a versão paga. A segunda opção mais acessível foi o windows
movie maker, então optamos por ele.
O vídeo começa com um aluno
estudando o ciclo no livro de bioquímica, e em certo momento seus
pensamentos dominam a tela e as moléculas do ciclo começam a
emergir. Vale destacar aqui que a primeira molécula não é o ciclo
propriamente dito, se trata do piruvato, um subproduto da glicólise.
Cada glicólise produz dois piruvatos e
portanto o ciclo ocorre duas vezes para cada glicose.
Estes piruvatos entram na matriz mitocondrial onde se transformarm
em acetil Coa através de uma reação química. O
acetil Coa é a primeira molécula do ciclo.
Outra coisa que é importante ser mencionada é que os produtos
finais que aparecem no vídeo: 4 NADH, 1 FADH2 e 1 ATP levam em conta
aquele NADH produzido na reação que precede o ciclo de Krebs.
Por fim, esperam que gostem do vídeo e que este contribua para uma
elucidação deste fenômeno tão mal compreendido.
Discentes: Diego dos Reis Santos
Eurípedes Barsanufo
Um comentário:
Meninos, o texto foi bastante elucidativo sobre a trajetória do trabalho. Vocês levaram em consideração alguns comentários feitos no momento socialização da atividade em sala de aula. Isso foi muito bom! No entanto, seria bom fazer uma leitura prévia do texto antes da postagem, pois verificamos alguns errinhos que poderiam ser facilmente percebidos com essa revisão. É importante chamar a figura inserida no texto, além de colocar um enunciado.
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