terça-feira, 30 de maio de 2017

Modelo didático: Mitose

        O grupo escolheu o processo da divisão celular por mitose pra realizar a representação através do modelo didático (figura 1). Para isso decidimos nos basear em um modelo que já havia sido realizado por uma das integrantes durante a disciplina de biologia no ensino médio, que consiste na representação de cada uma das fases da mitose em círculos de EVA (figura 2), e as estruturas que participam do processo em modelos de massinha de modelar. Tudo isso fixado com cola de isopor em cima de uma placa grande de papelão, em forma de maquete.
         O tema foi escolhido por ser um processo difícil de ser imaginado pela maioria dos adolescentes que vão estudar o conteúdo, pois é algo que ocorre em dimensões microscópicas e as vezes eles não conseguem conceber todos os passos. Então a representação macroscópica na maquete seguida pelo vídeo em Stop Motion iria ajudá-los bastante na compreensão de todas as fases da divisão celular.
       Para construir o modelo didático, o grupo se reuniu e montou todas as estruturas de massinha (figura 3) para serem devidamente colocadas sobre a sobre o EVA que representa a célula e só então colocados no papelão, com legenda das estruturas para facilitar o entendimento e discriminação por nome de cada fase a ser compreendida.
  FIGURA 1. Modelo didático sobre divisão celular por mitose pronto.

FIGURA 2. Processo de recorte do EVA.

FIGURA 3. Confecção das estruturas intracelulares com uso da massinha de modelar.

2 comentários:

Unknown disse...

Modelo bastante criativo, dá pra entender perfeitamente como ocorre a Mitose, parabéns!

Flávia Lima disse...

Pessoal, o modelo final ficou bem feito, mas percebemos que optaram pelo caminho mais seguro, reproduzindo um trabalho já realizado anteriormente. Estamos na universidade e sair da zona de conforto deve ser uma constante. Estamos aqui para superar nossas dificuldades.